Rádio 96 FM

OPINIÃO

SIMONE VIEIRA



Jornalista
Formada em Comunicação Social - Radialismo (Unoesc/Joaçaba). Formada em Jornalismo (UnC/Concórdia). Pós-Graduada em Análise, Escritura e Reescritura Textual (URI/Erechim). Pós-graduada em Marketing e Vendas pela FACC. Formada em Direito pela FACC.




Câncer silencioso!

Doença atinge cada vez mais mulheres jovens
Adicionado em 23/10/2019 às 10:19:04


Esse é o tipo de diagnóstico que ninguém, nenhuma família quer receber na vida. O efeito na saúde emocional é devastador. Quando uma pessoa é diagnostica com câncer, a família inteira sofre. 

Seja qual tipo de câncer for, às vezes passamos anos  na expectativa do tratamento, quanto tempo a pessoa tem de vida, ouvindo aquelas queixas de dor, sem saber o que fazer, o que dizer para ajudar  e muitas vezes a pessoa só quer compreensão, empatia, ser ouvida,  porque a doença avança e você não pode fazer nada.

Uma nova quimioterapia não vai fazer efeito, só vai submeter a um sofrimento que todos sabem que não vai trazer a cura ou uma melhora na qualidade de vida. É duro ouvir, “eu não quero fazer esse tratamento de novo, eu fico muito ruim, eu tenho que usar fralda”, de uma pessoa que você sempre viu ativa, autônoma e não parava um minuto quieta em casa. 

O câncer humilha, seja qual câncer for. E nesse mês, dedicado à saúde da mulher, me recordo que já assisti palestras e conversei com mulheres que enfrentaram essa batalha e os relatos são os mais diversos. “Eu sempre me alimentei bem, fazia exercícios, e num exame apareceu o nódulo”; “eu sempre fui de aguentar calada, remoer as coisas, acho que foi por isso que o câncer veio”; “eu não consigo sentir o gosto da comida, experimenta pra ver se tem sal”; “O que é perder um seio, se eu posso continuar vivendo”. 

 O câncer de mama geralmente começa como um tumor nas células da mama, podendo aparecer na região das axilas e em outros órgãos (metástase). É importante que a mulher conheça bem a sua mama e fique atenta aos fatores de risco, como casos de câncer de mama em familiares consanguíneos, especialmente em idade jovem. 

Mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia a cada dois anos. Fique atenta a nódulos fixos, endurecidos e sem dor. Pele avermelhada da mama retraída ou com aspecto de casca de laranja, pequenos nódulos na região das axilas ou pescoço e saída espontânea de líquido dos mamilos. O tratamento deve ser iniciado pelo SUS em até 30 dias e a paciente possui o direito a reconstrução mamária. 

Não tenho diagnóstico desse tipo de câncer na minha família, porém, estamos enfrentando outros. E a luta é dia após dia, torcendo para ter mais tempo de convivência, de momentos alegres e que Deus nos dê inspiração para saber usar as palavras certas ou para simplesmente silenciar quando estas não vêm.

Se você está enfrentando, já enfrentou o câncer ou possui alguém na família com esse diagnóstico, compartilhe aqui suas angústias, suas vitórias, sua motivação para outras pessoas que podem estar enfrentando essa batalha. 

Foto: BBC






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM

04

Dez
Simone Vieira

Devedor deverá arcar com as custas do Protesto em Cartório

A partir de agora quem tem dinheiro a receber não vai mais precisar pagar antecipado as taxas para protesto em Cartório. Já está valendo a gratuidade de protestos pelo credor nos cartórios de todo o país. Conforme o Conselho Nacional de Justiça...

Leia mais

27

Nov
Simone Vieira

Cautela com a Black Friday

Já tem muita gente aproveitando as promoções do Black Friday, Black Week, Black November ou qualquer outra variação da campanha tradicionalmente americana. Aliás, criatividade é o que não falta para os brasileiros.  O Código de Defesa do...

Leia mais

20

Nov
Simone Vieira

Já sabe quanto você pagará de alíquota de previdência em 2020 ?

A partir de março de 2020, o trabalhador da iniciativa pública ou privada terá de pagar novas alíquotas de contribuição da Previdência Social. Conforme a Agência Senado, a Emenda Constitucional 103 institui novas alíquotas de contribuição para a...

Leia mais

13

Nov
Simone Vieira

Engravidou sem planejar, e agora?

Existem muitos casos de gravidez sem planejamento. O que desestabiliza emocionalmente muitas mulheres, e não só estas, mas também o pai do ser que ainda nem veio ao mundo e de certa forma, as famílias envolvidas.  Muitos estudos mostram...

Leia mais

06

Nov
Simone Vieira

Morar em condomínio exige bom senso

Morar em Condomínio requer uma boa dose de renúncia e bom senso. Vizinhos que possuem comportamento antissocial que atrapalhem a convivência, conforme o Senado Federal, podem sofrer multa de até cinco vezes o valor mensal do condomínio. Segundo o...

Leia mais