Rádio 96 FM

OPINIÃO

SIMONE VIEIRA



Jornalista
Formada em Comunicação Social - Radialismo (Unoesc/Joaçaba). Formada em Jornalismo (UnC/Concórdia). Pós-Graduada em Análise, Escritura e Reescritura Textual (URI/Erechim). Pós-graduada em Marketing e Vendas pela FACC. Formada em Direito pela FACC.




O QUE TEMOS DE MAIS PRECIOSO?

Todos fizemos parte da engrenagem
Adicionado em 25/03/2020 às 10:06:55

Nestes tempos de confinamento, restrições, insegurança, notícias preocupantes, somos forçados a parar para valorizar coisas que muitas vezes não damos importância. 
O aperto de mão, um abraço nos mais íntimos, a liberdade de ir e vir. Só quando somos “convidados” a ficar em casa é que percebemos o valor de uma caminhada ao ar livre, uma confraternização com os amigos, um almoço em família. Coisas simples, que geralmente custam pouca coisa, algum tempo e disposição. Na simplicidade encontramos a felicidade. 

Nestes tempos descobrimos o valor da cooperação, o quanto é importante agir pensando no bem comum. E não é de se estranhar as pessoas assustadas, com medo, quando vão aos supermercados querendo comprar mais do que o necessário. O ser humano ama a sensação de segurança, e não passar fome faz parte das necessidades básicas e primárias. 

Quando algo ameaça nossa sobrevivência, os instintos mais primitivos se manifestam. É preciso muita habilidade, prática, estar vivenciando o aqui e agora pra agir de forma racional e não pelos instintos. Então procure não olhar com desprezo, mas com compaixão para aquela criatura que encheu dois carrinhos no supermercado, ele ainda está em evolução. 

Conversávamos com os colegas aqui na emissora e paramos para analisar como é possível ver pessoas caminhando nas ruas como se nada tivesse acontecendo, tomando chimarrão com as vizinhas,  idosos “teimando” que isso não é nada. 

Na verdade não é que “não esteja acontecendo nada” para estes. Você já parou pra pensar que pra muitas pessoas o isolamento social já é a morte. Sem conversar, sem conviver, sem trabalhar, sim tem gente que se concentra tanto no trabalho, pois outras bases de sua vida estão desequilibradas que quando lhe tiram a base mais importante de sua vida, ela fica sem um sentido, um por que, um pra que?  

Cada um tem seu livre arbítrio, suas escolhas, o certo é que essa pandemia, assim como outras tragédias que fazem com que pessoas sejam tiradas de nossa convivência sempre trazem um ensinamento. Saibamos viver o momento, o aqui e agora, pensando no bem comum, fazendo o que a nós cabe. Essa pandemia vai abrandar suas consequências no mundo. Assim o ser humano pode, mesmo que forçadamente, parar pra perceber qual base da sua vida está precisando de equilíbrio. 

Sem saúde física e mental nosso tempo de vida se transforma em nada. É preciso coragem pra encarar esse inimigo invisível. Coragem pra ponderar e ver que precisamos nos cuidar, coragem pra  voltar ao trabalho sim. Se você ficasse sem emprego hoje, quanto de reserva financeira você possui, sem dilapidar seu patrimônio, pra aguentar e honrar suas contas mensais sem receber salário? 

Um mês? Três meses? Seis meses? Um ano?  Então não julguemos os autônomos, os pequenos empresários, os médios empresários que estão nesse momento preocupados como farão para garantir os salários dos seus funcionários. Você gostaria de ir dormir todos os dias, com a responsabilidade, de que sua empresa tenha que gerar lucro o suficiente para garantir o sustento de 2, 5, 10, 50,70, 600 famílias? 

Precisamos uns dos outros, o empregado precisa de um trabalho, pra isso precisa estar bem, em sua plena capacidade. O empregador precisa da força de trabalho de seus escolhidos. Todos fazem parte da engrenagem. Tenhamos bom senso. 

Foto:  https://inovacaoindustrial.com.br/





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM

23

Set
Simone Vieira

Segurança das Urnas Eletrônicas

A Justiça Eleitoral confia tanto na urna eletrônica que convida investigadores para tentar invadir o sistema. Esses Testes Públicos de Segurança, chamados de TPS, costumam ser realizados no ano anterior à votação e, em 2019, chegaram à 5ª...

Leia mais

16

Set
Simone Vieira

A melhor propaganda é feita por clientes SATISFEITOS

Nas relações de consumo, é necessário respeito entre todas as partes envolvidas: fornecedores, vendedores e clientes. As pessoas não compram bens e serviços, elas compram marcas, os conceitos e benefícios que elas trazem. Comprar é uma...

Leia mais

10

Set
Simone Vieira

Fale, procure entender o que está sentindo, busque ajuda!

Em todas as fases da vida enfrentamos situações difíceis. Às vezes nem percebemos que uma situação está instalada, só nos damos conta quando os sintomas emergem. Por isso, é preciso constantemente avaliar o que estamos sentindo e porque esses...

Leia mais

02

Set
Simone Vieira

Encontre prazer em estar vivo!

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Já é caso de...

Leia mais

26

Ago
Simone Vieira

Falta de matéria-prima já afeta a região

A Pandemia está criando cenários na economia que muitos empresários nem sequer cogitaram. Conversando com alguns clientes de nossa emissora podemos contatar que em muitos setores, o problema não está na queda nas vendas neste período, mas atrasos nas...

Leia mais