ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}




NOTÍCIAS


BRASIL

Lula é preso e chega à PF de Curitiba para cumprir pena; Fogos de artifício em Concórdia
O ex-presidente foi condenado a 12 anos e 1 mês de reclusão por corrupção e lavagem de dinheiro


Por Luan de Bortoli
Em 07/04/2018 - 18h55 - Atualizada em 08/04/2018 - 08:17



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite deste sábado (7) a Curitiba, onde começará a cumprir a pena de 12 anos e 1 mês de prisão pela condenação no caso do triplex em Guarujá (SP). Ele foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é o primeiro ex-presidente do Brasil condenado por crime comum.

Lula pousou no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, às 22h01. De lá, seguiu de helicóptero até a Superintendência da PF na capital paranaense, onde pousou às 20h28. Por ordem de Moro, o ex-presidente ficará preso em uma sala especial de 15 metros quadrados, no 4º andar do prédio da PF, com cama, mesa e um banheiro de uso pessoal. Também foi autorizada a instalação de um TV no local. O espaço reservado é um direito previsto em lei.

O ex-presidente se entregou à Polícia Federal quase 26 horas após o prazo dado pelo juiz para que ele se apresentasse voluntariamente. Lula saiu a pé da sede do sindicato às 18h42 e caminhou até um prédio próximo, onde equipes da Polícia Federal o aguardavam. A saída teve de ser feita dessa maneira porque, por volta das 17h, Lula tentou sair de carro, mas foi impedido pela militância.

De carro, Lula foi levado por agentes até a Superintendência da PF em São Paulo, onde realizou exame de corpo de delito. Na sequência, seguiu de helicóptero rumo ao aeroporto de Congonhas, e de lá decolou em avião com destino a Curitiba.

O ex-presidente anunciou que se entregaria neste sábado, em um discurso feito em frente à sede do sindicato. A fala durou 55 minutos e ocorreu durante ato religioso em homenagem a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que completaria 68 anos neste sábado. Lula afirmou que não iria “correr” e “nem se esconder”.

O ex-presidente também criticou as decisões do judiciário e disse que vai provar sua inocência.

Lula será solto logo?

A defesa do ex-presidente pode ainda entrar com mais um recurso contra a decisão da 8ª Turma. Chamado de “embargo dos embargos”, esse tipo de ação visa contestar a decisão que rejeitou os embargos iniciais. Mas é improvável que isso altere a situação de Lula agora.

O acórdão que rejeitou os embargos de declaração foi publicado na terça-feira (27). Com isso, os advogados de Lula teriam até o próximo dia 10 para apresentar o novo recurso. No entanto, como disse a EXAME o jurista Davi Tangerino, da FGV Direito SP, a apresentação desse tipo de recurso não impede o cumprimento da pena.

Há dúvidas sobre quanto tempo Lula ficará na cadeia. Há duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) que questionam a prisão de condenados em segunda instância. É possível que a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, decida colocá-las em julgamento no Tribunal.

Se uma dessas ADIs for aceita, a prisão de Lula pode ser revogada. Ele ganharia o direito de aguardar em liberdade enquanto seus advogados seguem apelando e realizando manobras jurídicas protelatórias, o que pode se prolongar até a prescrição da pena, livrando o ex-presidente da prisão.

Mesmo que Cármen Lúcia não coloque as ADIs em julgamento, isso provavelmente será feito por Dias Toffoli, que assumirá a presidência do STF em setembro. Então, é possível que Lula deixe a prisão antes das eleições de outubro.

Fogos de artifício

A manifestação mais forte, por ora, em Concórdia, maior município do Alto Uruguai, foi com estouro de rojões, de maneira mais frequente, entre 18h45 e 19h30.

As 19h45 o comboio chegou na sede da Polícia Federal em São Paulo para o exame de corpo de delito, o que aconteceu rapidamente. Com helicóptero, feito o trajeto até o aeroporto de Congonhas. Depois, então, com avião, Lula é destinado para a sala especial reservada na Polícia Federal de Curitiba. O ex-presidente saiu do Sindicato dos Metalúrgicos quando Moro estipulou um prazo de maia-hora para a entrega para não precisar decretar uma preventiva, o que prejudicara ainda mais a sequencia da defesa do ex-presidente.(MARCOS FEIJÓ)

Fonte: Exame/G1/Rural




02 COMENTÁRIOS - Deixe também o seu Comentário



Paulo Pucci comentou em 08/04/2018 as 08:56:31

O pior é que tem uns domesticados que ficam defendendo esse amigo do Maduro, dos Castro de cuba e mais uns ladrões do povo que existem por aí. Foi a pior lavagem cerebral que eu já vi, pois defender louco, corrupto e ladrão é o fim. Mas além dele tem que pegar todos esses políticos corruptos, nos diferentes escalões que assaltam o povo faz tempo
Rodrigo comentou em 08/04/2018 as 00:49:20

No discurso do Lula neste sábado notou-se o discurso digno de grandes revolucionários homicidas da história
Com direito a
- fazer nova constituinte
- regular meio de comunicação
- fechar bancos
- fzer do brasil um país agrícola e camponês.

Rapaz quem ouve esse discurso e nao percebe q estamos diante de um doente
Eu nem continuo a conversa



© - Ideia Good - Soluções para Internet