Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Concórdia

Prazo para alistamento militar termina nesta semana

Em Concórdia, quase 400 jovens já se alistaram. São esperados 550.

Por Luan de Bortoli
24/06/2019 às 06h40 | Atualizada em 25/06/2019 - 07h41

Transcorrendo desde o início do ano, o Alistamento Militar dos jovens nascidos em 2001 e que completam 18 anos até dezembro de 2019 chega a sua última semana. Mais da metade dos jovens já cumpriu com a obrigação, conforme a equipe da Junta Militar de Concórdia. O procedimento vai até domingo, dia 30, se feito pela internet ou até sexta-feira, dia 28, no caso de presencial.

Conforme informações repassadas pela unidade militar local à reportagem da emissora, até agora, pouco mais de 350 jovens já haviam se alistado de um total de 550 esperados para este ano. Este número é do alistamento presencial, feito na rodoviária de Concórdia. Há, ainda, o outro método, que é através do www.alistamento.eb.mil.br, cujo número não é informado oficialmente.

Para aqueles que fizerem o procedimento pela internet, é preciso que compareçam na Junta Militar para marcar o juramento à bandeira e encaminhar a dispensa. Ao realizar o alistamento, o jovem precisa de certidão de nascimento, identidade, CPF e comprovante de residência. A primeira parte da dispensa já ocorreu. A segunda deve ser feita em julho e uma terceira deve ocorrer até o fim do ano.

O alistamento é obrigatório e o descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM