Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Concórdia

Prefeitura realiza hoje mais uma edição de coleta de lixo eletrônico

Ação vai até as 19 horas e está sendo realizada no Parque de Exposições.

Por Luan de Bortoli
19/09/2019 às 07h00 | Atualizada em 20/09/2019 - 08h31


Começou às 07 horas desta quinta-feira e vai até as 19 horas de hoje mais uma edição do Desafio de Coleta, que vai recolher lixo eletrônico em Concórdia. A ação é promovida pela administração municipal através da Fundação Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fumdema). O desafio é uma iniciativa da campanha Lixo Zero e está na segunda edição neste ano.

Conforme o superintendente da Fundação, Roberto Marinello, a coleta será no Parque de Exposições. “Recebendo todo e qualquer tipo de resíduo, como pilhas, eletroeletrônicas, baterias e lâmpadas. Vamos usar a estrutura do Parque de Exposições, que tem fácil acesso, até de carro. Vai ser na entrada, perto da indústria da Santa Terezinha, explica o superintendente.

Ele conta também que a nova edição ocorre por conta da procura. “Vamos usar dois caminhões, de forma gratuita as pessoas podem descartar. Até essa ação nos fizemos em março, e eu acreditava que não iríamos mais fazer, mas devido a demanda, a procura e a quantidade que temos percebido no recolhimento, entendemos de fazer mais essa ação”.

Marinello destaca a importância da ação e passa orientações à população. “A conscientização e esse descarte é que vão fazer a diferença ao meio ambiente. Então é uma forma de coletar e dar um destino correto [para esse material]. Em relação a lâmpadas, seria bom, para agilizar o processo e quantificar, que a população e as empresas descartassem de dez em dez, vinte em vinte, de forma bem acondicionada”.

Durante a mobilização, a Fumdema fará a distribuição de mudas de árvores frutíferas, em comemoração ao Dia Mundial da Árvore, 21 de setembro. No último desafio, que aconteceu em março deste ano, a fundação recolheu 8,9 toneladas de resíduos sólidos, 787kg de pilhas e baterias, e 17 mil lâmpadas. Desde 2017, foram mais de 75 toneladas de lixo eletrônico que a Fumdema fez o descarte correto.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM