Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Saúde

​Vacinas fornecidas pelo Governo Federal seguem em falta em Concórdia

Doses da Pentavalente e DTP estão em falta há pelo menos dois meses no município

Por Luan de Bortoli
19/09/2019 às 06h23 | Atualizada em 19/09/2019 - 07h50


A Secretaria de Saúde de Concórdia, por meio da Unidade Sanitária, informa a população que as vacinas Pentavalente e DTP, doses importantes que estão previstas no calendário de vacinação dos recém-nascidos, estão em falta em todo o município há pelo menos dois meses. Em agosto, a reportagem da emissora havia informado dessa falta.

As imunizações são distribuídas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e o repasse está comprometido em todo o país. Não há uma previsão oficial de quando essas vacinas vão estar disponíveis, mas a expectativa é recebê-las a partir de novembro.  A orientação é que os pais procurem a unidade de saúde mais próxima para tirarem todas as dúvidas e que continuem seguindo normalmente o calendário de vacinas com as outras doses, até que os estoques sejam repostos. 

A enfermeira da Unidade Sanitária do Centro, Ieda Schumann, explica que a vacina Pentavalente deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses, e imuniza o organismo contra hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e hemófilos (pneumonia, infecções, entre outras doenças). Já a DTP, também conhecida como vacina tríplice bacteriana, previne contra difteria, tétano e coqueluche e deve ser aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.

Fonte: Assessoria Prefeitura





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM