Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Bombeiros

​Bombeiros Voluntários: 40 anos de serviços em Concórdia e região (Fotos)

Entidade fará programação especial no próximo sábado para comemorar a data.

Por Ederson Vilas Boas
06/11/2019 às 09h35 | Atualizada em 07/11/2019 - 07h24


Uma das entidades mais importantes de Concórdia está completando neste seis de novembro 40 anos. Fundado em 6 de novembro de 1979, por iniciativa do então diretor da empresa Sadia, Juraci Lopes da Silva, a Associação de Serviços Sociais Voluntários de Concórdia, ou Bombeiros Voluntários de Concórdia, se constituiu através dos anos como uma entidade de reconhecimento Nacional e Internacional.

Devido a importante data, neste sábado (9), serão realizados atos em comemoração ao aniversário. No período da tarde, em frente a corporação, acontece a formatura de 32 novos Bombeiros Voluntários, além da apresentação do novo caminhão de resgate. À noite, no Clube 29 de Julho, será realizada a solenidade dos 40 anos com várias homenagens, além do jantar comemorativo.

Segundo conta a história, Anterior a esta data, brigadistas da empresa Sadia prestavam atendimento a população concordiense. Juraci percebeu que a cidade estava crescendo e a Sadia não mais suportaria atender a demanda de ocorrências com poucos homens e uma única viatura que era um Jipe.

Determinados a criar um Corpo de Bombeiros no município, reuniram-se na sede da Prefeitura, Juraci, Neudi Massolini, prefeito na época, e diversos empresários da cidade. Instituíram então, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia. Juraci foi o primeiro presidente da entidade e quem assumiu o Comando foi Bodô Matter e o Sub-Comando Amauri Vipcchi, funcionários da Sadia. Foi a partir desse comando que se formou a escola de treinamento para voluntários, por meio de equipamentos emprestados pela Sadia S/A.

Em 1982, o radialista Júlio César Mocelin colocou o Corpo de Bombeiros na ativa, elegendo uma Diretoria e escolhendo o Comandante e Sub-Comandantes. A Corporação atendia inicialmente somente incêndios e acidentes, tanto na cidade de Concórdia como nas cidades vizinhas. Nessa época foram realizadas inúmeras viagens de transportes de pacientes doentes para os grandes centros.

Através de diversas doações, do Estado, da Prefeitura, da Secretaria da Saúde, foram sendo adquirindo mais caminhões de combate a incêndio, ambulâncias, Kombi, besta, e equipamentos mais sofisticados.  

Em 1989, a sede mudou para a Rua Carlos Büchelle, no centro de Concórdia. Onde ficava o antigo Hospital São Pedro. Terreno este também cedido pela Prefeitura. Também se encontravam na sede outros órgãos públicos.

Em 1992 foi construído o Posto I, na localidade de São Cristóvão e, em 1994 o Posto II em Santo Antônio. Para a devida construção, a comunidade ajudou na arrecadação de verbas através de pedágios. Lazzarin atual bombeiro, foi responsável pela construção dos dois postos e da sede atual.

A sede atual foi construída através de doações na conta da luz e recursos da comunidade. Está localizada na Rua Independência, nº 246, Centro. Foi inaugurada em 06 de Novembro do ano 2000.  A partir desse momento, iniciou-se a contratação de bombeiros através da Sociedade.

Dentre os primeiros bombeiros, alguns foram contratados pela Prefeitura e outros trabalhavam como voluntários. As empresas liberavam os funcionários para que prestasse serviços a Corporação. Até os dias de hoje algumas empresas liberam seus funcionários, sem descontar o dia de trabalho. 

Através de diversas doações da Prefeitura, do Estado e principalmente da comunidade, construiu-se a sede própria, adquiriu-se caminhões de combate a incêndio, ambulâncias e equipamentos sofisticados, bem como se tem garantido a manutenção da prestação dos serviços com qualidade.

Atualmente, a corporação conta com pouco mais de 20 funcionários que fazem, em escala, os atendimentos em horário comercial e auxiliam nos plantões noturnos e mais de 100 bombeiros que não recebem quantia alguma para atender a população de forma voluntária.

Todos os anos, os Bombeiros Voluntários atendem milhares de ocorrências no segmento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndio, Resgate Veicular, Captura de Animais, Auxílio a População, Palestras, Cursos. Além disso, desenvolve o Programa Bombeiros Mirins, um dos mais procurados no município, onde abriga crianças a partir dos 12 anos.

No sábado, também será feita homenagem ao primeiro presidente, Bodo Fernando Matter que faleceu neste ano, além de homenagens aos ex-presidentes.



 






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM