Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Coronavírus

Covid-19: Levantamento mostra que Concórdia é a 4ª cidade com mais casos em SC

Estudo levou em conta divulgação de números das prefeituras.

Por Luan de Bortoli
13/05/2020 às 06h20 | Atualizada em 14/05/2020 - 06h46


Contabilizando apenas dados divulgados pelas prefeituras, Concórdia era, até esta terça-feira, dia 12, a quarta cidade de Santa Catarina com mais casos do novo coronavírus. Este número, levantado pela reportagem da emissora, mostra o avanço rápido da doença no município, que está a frente de cidades maiores, como Balneário Camboriú, Joinville, e Itajaí.

A análise de dados feita pela reportagem levou em consideração apenas os números divulgados pelas prefeituras em seus sites e redes sociais, pois os dados são mais atualizados. O governo de Santa Catarina tem demorado a divulgar os dados reportados pelas administrações municipais. Concórdia, por exemplo, possui 290 casos pela prefeitura, mas apenas 139 pelo Estado.

Essa diferença de 151 casos entre as duas divulgações faz Concórdia crescer dentro do Estado. Se levado em conta apenas a informação do governo, o município está em sexto lugar entre as cidades com mais pacientes com a Covid-19. Mas quando considerado o boletim da prefeitura, ela sobe duas posições. A diferença entre as divulgações é causada pelo próprio governo, conforme disse recentemente a vigilância epimiológica.

Com população estimada em 74 mil pessoas, Concórdia está atrás apenas de Florianópolis, em primeiro no ranking estadual, Chapecó, em segundo e Blumenau, em terceiro. Mas está a frente de cidades como Joinville, que tem 486 mil habitantes, Criciúma, que tem 133 mil, e Itajaí, com 200 mil.

Uma das justificativas para este destaque de Concórdia é que o município tem realizado testes rápidos com mais antecedência do que outras cidades. Assim, os casos sobem mais rapidamente. Estes exames com respostas imediatas são feitos em laboratórios particulares e a domicílio, além de alguns casos no Hospital São Francisco.





01 COMENTÁRIO - Deixe também o seu Comentário



Claudia Carvalho De Lucena comentou em 13/05/2020 as 12:43:53
O número é bem alto, além das subnotificações. Com o crescimento absurdo dos últimos dias, não deveríamos nos preocupar mais? Não seria melhor realizarmos o "lockdown"? Quem atestou positivo para COVID estão respeitando o isolamento domiciliar e o termo de compromisso? Os EPIs estão sendo utilizados conforme decreto? São eficazes? E os assintomáticos caminhando pelas ruas, que estão cheias por sinal, como saber?




VEJA TAMBÉM