Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Concórdia

Secretaria Municipal de Educação busca alternativas para continuar valorizando agricultura familiar

Serão adquiridos produtos de agricultores locais para famílias que apresentarem necessidades

Por Luan de Bortoli
19/05/2020 às 06h26


A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, busca alternativas para dar sequência a aquisição de produtos da agricultura familiar local, que eram destinados para a merenda escolar. Como tratam-se de alimentos perecíveis, as aquisições ocorriam conforme demanda das escolas, que foi imediatamente cessada com a suspensão das aulas, devido a pandemia do coronavírus.

Mas preocupada com a destinação da produção, bem como a valorização das atividades da agricultura familiar, a Secretaria Municipal de Educação promoveu na última semana, um encontro com a Comissão Intersetorial de Alimentação Escolar – CIAE, para debater sobre os critérios para a aquisição e distribuição dos produtos, nos “Kits de Alimentação Escolar”. Ficou decidido que será realizada uma chamada pública, em breve, para a compra dos alimentos.

"Primeiramente, a gente sempre tem uma preocupação com a família e com a criança. Quando tinha aula normal, no CMEI eram servidas quatro refeições, e na escola, duas. Além disso, o município, em 2019, investiu, na agricultura familiar, aproximadamente 80% do valor recebido do governo federal. Tudo isso movimenta a economia e valoriza o produtor. Então, pensando nisso, é que este comitê está fazendo e vai fazer", diz o secretário de educação, Neuri Comin. 

Os Kits de Alimentação Escolar, inicialmente compostos por alimentos variados, com prazos de vencimentos mais amplos, passaram a ser montados e distribuídos para famílias de alunos da rede, no início de maio, depois de constatada a necessidade de algumas famílias e tendo em vista os itens que já estavam nos almoxarifados da secretaria, que destinaria às unidades escolares para compor a merenda escolar. Após a finalização do processo de aquisição, os kits serão incrementados com produtos frescos da agricultura familiar.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM