Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Saúde

Vereador pede credenciamento do HSF para aplicações de remédio para AME

Edno é o autor da Moção ligada à AME

Por Luan de Bortoli
20/07/2020 às 06h19 | Atualizada em 20/07/2020 - 08h01


Pensando nas dificuldades das famílias para garantir bem-estar às crianças, o vereador Edno Gonçalves (PDT) está encabeçando uma luta importante na região. Ele busca mobilizar autoridades do Estado para o credenciamento do Hospital São Francisco (HSF) à aplicação do medicamento Spinraza em pacientes com Atrofia Muscular Espinhal (AME).
 
Isso porque protocolos recentes da Saúde, que incluem o fornecimento das doses pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão obrigando o deslocamento até Florianópolis, onde estão centralizadas as aplicações.  Fator que resulta em altos custos ao setor público e também desgaste dos pacientes, geralmente com condições físicas limitadas para viajar longas distâncias.
 
Edno salienta que já está em contatos com deputados para que o HSF possa se tornar referência na região na aplicação do medicamento, uma vez que somente em Concórdia há pelo menos sete pacientes nesta condição. O vereador cita o caso do menino Bernardo, que já fez diversas aplicações no município e no próximo mês terá de ir até a capital catarinense para continuar o tratamento.
 
“Há várias crianças da região acometidas por essa doença. Se torna muito desgastante e doloroso para essas crianças se locomoverem três vezes ao ano até a capital”, frisa. “A cada vez que uma criança com AME tem que se deslocar até Florianópolis tem que se disponibilizar uma ambulância especial com uma equipe médica, gerando um custo elevado”.
 
Moção

Diante de todas as justificativas, o vereador Edno é autor de uma Moção que será debatida na próxima semana na Câmara de Vereadores. O documento pede a mobilização das autoridades para que o HSF seja credenciamento à aplicação do medicamento, que tem custo milionário e recentemente está sendo fornecido pelo SUS.

Fonte: Câmara de Vereadores / Assessoria





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM