Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Educação

Agronomia do IFC Concórdia conquista nota máxima no Enade

Curso de medicina veterinária também se destacou.

Por Luan de Bortoli
23/10/2020 às 07h40 | Atualizada em 23/10/2020 - 14h35


O curso de Agronomia do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia foi o único do Estado a atingir a nota 5, avaliação máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Além disso, está entre os 25 cursos da área com a melhor nota, ocupando a 17ª posição no conceito geral dos cursos de Agronomia no Brasil. 

Os dados foram divulgados na última terça-feira, dia 20, e referem-se à avaliação realizada em 2019 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O curso de Medicina Veterinária do IFC Concórdia também conquistou excelente avaliação, atingindo nota 4 no Enade, consolidando-se entre os melhores da área no país.

O diretor-geral do campus, Rudinei Kock Exterckoter, comemora e avalia o que significa este resultado para a instituição de ensino, que é referência na região. “O IFC está muito feliz pelo resultado. Ano passado, durante a avaliação de reconhecimento, feito pelo MEC, já recebemos o conceito 4. Isso é a certeza do bom trabalho sendo feito. Nosso agradecimento aos alunos e servidores. É a certeza do bom trabalho sendo desempenhado, que o IFC apresenta um rol de cursos de excelência para a região”.

Para o coordenador do curso, professor Paulo Mafra, a competência e capacitação do corpo docente e dos servidores técnico-administrativos da instituição, o comprometimento e empenho dos estudantes, a gestão e investimento de recursos em infraestrutura, como laboratórios, salas de aula e equipamentos, a atualização técnica dos estudantes com viagens e outras atividades externas; os programas institucionais de incentivo a pesquisa, entre outros, estão entre os fatores que contribuíram para a conquista. “Não há um só responsável pelo bom resultado, mas uma equipe multidisciplinar trabalhando para que bons frutos sejam colhidos”, afirma.

O Conceito Enade contempla uma escala de 1 a 5, sendo 5 a mais alta, e é calculado a partir do desempenho dos estudantes concluintes do ensino superior. Para a análise, foram considerados 8188 cursos de diferentes áreas em instituições públicas e privadas do país. O Enade é um dos pilares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pelos processos de avaliação institucional e de cursos de graduação.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM