Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Geral

​Começa semana da Black Friday, com promessa de descontos de até 70% em Concórdia

Evento é considerado importante para a retomada da economia.

Por Luan de Bortoli
23/11/2020 às 06h11 | Atualizada em 23/11/2020 - 07h40


Já totalmente incorporada ao calendário do comércio brasileiro, a Black Friday terá um papel ainda mais importante neste ano. A data, que já é uma das mais esperadas pelos comerciantes do Brasil, é tida como essencial para uma recuperação econômica. Em Concórdia, essa situação se reflete, uma vez que empresas já aderiram à campanha desde o início do mês na expectativa de aumentar as vendas.

Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas, as promoções deverão passar dos 50% de desconto, com redução real de preços. Até a semana passada, mais de 150 empresas haviam aderido de forma oficial à campanha, incentivada pela CDL. Para gerar ainda mais movimento e melhores resultados, o comércio ficará aberto até as 22 horas na sexta, dia 27, data dedicada à Black Friday.

A entidade não projeta um crescimento por conta do ano diferenciado, mas acredita que o comércio local pode registrar mais de 5% de crescimento, conforme o diretor de campanha de vendas da CDL, Marcos Menegat. No ano passado, surpreendendo as projeções feitas, a Black Friday de Concórdia chegou a crescer mais de 10% em relação a 2018.

“É uma das datas mais importantes do varejo. Vários lojistas terão produtos para oferecer com vantagem, com desconto. É importante que o lojista tenha em mente de trazer oportunidade para o cliente, descontos reais. A gente vê descontos que vão até 70%. A expectativa, até foi elaborada uma pesquisa, o cenário nacional espera um crescimento de 3 a 5%”.

2020 acumula várias perdas por conta da crise causada pela pandemia do coronavírus, que causou o fechamento de lojas e a redução no poder de compra. Conforme Menegat, esta data, além de ser determinante para melhorar os resultados dos lojistas de Concórdia por conta da crise, também vai servir como termômetro e aquecimento para as vendas do Natal, que é a melhor época do ano para o comércio.

“Agora é o momento para poder desovar os produtos que não tiveram tanta girabilidade em função de menos atividade. Então é o momento para o lojista que tiver essa visão, sem dúvida, o consumidor vai ter muita vantagem. Inclusive, cidades vizinhas estão convidadas a estarem visitando o comércio de Concórdia, terão vantagens muito boas, até para poder adiantar o presente de Natal”.

O faturamento do varejo online brasileiro ficou em R$ 3,2 bilhões na edição de 2019 da Black Friday, segundo a Ebit|Nielsen, empresa de pesquisa de mercado e monitoramento de dados, um aumento de cerca de 20% em relação a 2018. O valor médio das compras, no entanto, caiu de R$ 608 para R$ 602. Na quinta e sexta da Black Friday de 2019, foram registrados 5,33 milhões de pedidos online. Já no comércio de rua e shopping centers, o Serasa apontou que as vendas cresceram 9,9% durante o período do evento em todo o país.

A data ocorre, no Brasil, desde 2010. Em Concórdia, ela chegou um pouco depois, em 2014. A campanha é uma data comercial que surgiu nos Estados Unidos há muitos anos, sendo celebrada sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, feriado que, para muitos americanos, é tão ou mais importante que o Natal.
 





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM