Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Estiagem

Estiagem: municípios da Amauc relatam perdas milionárias

Saiba como está a situação em Arabutã, A.B.Vista e Castello Branco

Por Marcos Feijó
23/11/2020 às 13h21 | Atualizada em 24/11/2020 - 14h31

A reportagem da Rural/96 está fazendo contato com os secretários de agricultura dos municípios do Alto Uruguai Catarinense para ter a noção exata de como a estiagem está assolando a microrregião. Nesta reportagem vamos saber da situação em Arabutã, Alto Bela Vista e Presidente Castello Branco. É uniforme a prioridade de transporte de água para os animais.

ARABUTÃ- conforme o secretário Douglas Braun, faltou água em diversas propriedades e a Administração Municipal faz o transporte para a produção animal. Trinta propriedades recebem o auxílio neste momento. São 110 mil litros de água/dia.  Há possibilidade de comprometimento para alojamentos de suínos e aves. Quanto ao leite, a produção já tem uma queda de 15%. As perdas na lavoura são de 70%. No dia 5 de novembro foi decretada a Situação de Emergência e naquela data os prejuízos já estavam orçados em R$ 6 milhões.

ALTO BELA VISTA – o secretário Gustavo Lohmann relata o transporte de água para 25 propriedades. Em um só dia foram 5 propriedades a mais. Milho em grão, produção de leite e silagem estão bem comprometidos. Somente na silagem a perda é de 70%. E não há plantio. Sementes e adubo estão estocados. Em 6 de novembro, ainda, foi decretada a Situação de Emergência. Prejuízos já passam de R$ 3 milhões. 

PRESIDENTE CASTELLO BRANCO – a Defesa Civil trabalha até nos finais de semana para o transporte de água para os animais. A informação é do secretário Neucir José Giacomin. Dificuldade muito grande para plantio e quem plantou observa o comprometimento na germinação. Problema muito sério na pastagem. Não há o rebrote. A produção de leite que estava boa, com bom preço, está totalmente afetada. A silagem está acabando e o custo de produção aumentando. O município também está sob Decreto de Situação de emergência. 

Durante a semana a reportagem ouvirá mais secretários da agricultura na Amauc. 





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM