Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Geral

Rádio Rural começa 2021 com a reta final da migração para o FM

Emissora estará em nova frequência em breve, com mais qualidade e alcance.

Por Luan de Bortoli
04/01/2021 às 06h10 | Atualizada em 05/01/2021 - 07h05


O ano de 2021 começa com mudanças e novidades. No ano em que completa 65 anos de atividades, a Rádio Rural deverá passar por uma das mais profundas transformações de toda sua trajetória. Trata-se da migração do AM para o FM, uma modernização necessária para os dias atuais, mas que vai manter a qualidade e a programação de sempre.

A mudança de frequência ainda não tem data definida para ocorrer, mas está programada para ser realizada dentro de algumas semanas, ainda no primeiro trimestre de 2021. Com trabalhos que já vem de vários anos no processo mais burocrático, desde autorização da Anatel até a finalização, a partir desta semana inicia a parte estrutural interna da migração.

O gerente da emissora, Fernando Martini, explica o motivo da ida da Rural para o FM. “Vai beneficiar o ouvinte na abrangência e também na qualidade. Nós temos uma variedade de aparelhos que não transmitem mais a nada média, que é a AM. A partir de agora, então, que é através do FM, você terá uma nova forma de acessar a programação da Rural”.

A troca de frequência vai exigir uma série de investimentos, entre eles, troca de equipamentos e reforma de estúdios e central técnica. Esta é a etapa que está iniciando neste começo de ano. Nesta fase que antecede a finalização da migração, alguns ajustes internos de estruturação física estão ocorrendo.

Ao mesmo tempo, o novo estúdio também vai ganhando forma. O projeto já foi idealizado por uma empresa de arquitetura e aprovado pela direção da emissora. A autorização para a obra de reforma já ocorreu. ​Equipe responsável por esta fase já realizou a adequações internas necessárias para que a rádio siga no ar durante os trabalho, como uma central de operação provisória.

“O parque de transmissores está praticamente concluído, com alguns detalhes apenas faltando. Toda a parte de transmissão deve ser concluída na primeira quinzena de janeiro. E nós temos outros trabalhos internos, na parte física, que seriam os estúdios, a Rural terá dois novos estúdios, além da central técnica, e isso tudo também está em andamento neste início de ano”, explica o gerente.

Fernando também destaca que a nova frequência não vai mudar a forma como as pessoas conhecem a Rádio Rural. “Durante um período estará na frequência AM, tradicional, e também no 93.7 FM. Mas num curto período, ainda no primeiro trimestre do ano, o canal 840 será devolvido para a Anatel. A Rural ficará apenas no 93.7. E o mais importante é você saber que a Rural vai transmitir no 93.7 sendo a Rádio Rural. A programação, a prestação de serviço, os comunicadores, tudo isso vai permanecer. Como quando a Rural começou a transmitir também através da internet (site e aplicativo) é meramente o som”.





01 COMENTÁRIO - Deixe também o seu Comentário



Gege comentou em 04/01/2021 as 10:00:36
Parabéns, Muito bom!
Outra mudança que eu espero, é que a Rural transmita toda sua programação também pelo Facebook, como a maioria das rádios fazem hoje. Em Concórdia, a Aliança já faz isso a alguns meses.




VEJA TAMBÉM