Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Educação

​Adiado para este ano, Enem 2020 terá mais de três mil participantes na região de Concórdia

Os locais de prova também já estão confirmados. São cinco pontos.

Por Luan de Bortoli
11/01/2021 às 06h09


Suspenso em 2020 por conta a pandemia do coronavírus, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi adiado para 2021 e deve ocorrer nos dois próximos fins de semana. A data agendada até o momento é de 17 e 24 de janeiro, dois domingos. Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas. Haverá ainda uma edição digital do Enem, realizada uma semana depois.

Conforme informações apuradas pelo departamento de jornalismo da emissora, na região de Concórdia – que compreende cidades como Arabutã, Ipumirim e Piratuba –, em torno de 3.200 pessoas participarão do Exame. É uma das maiores quantidades dos últimos anos, superando 2019, 2018 e 2017, que tiveram 1.864, 1.843 e 2.063 respectivamente.

Os locais de prova também já estão confirmados. Conforme a comissão que organiza a prova em Concórdia, serão cinco pontos destinados à prova: Senac, Senai, escola Olavo Cecco Rigon, Cemap Unopar, e Facc. Estes e outros detalhes, como número de inscrição, data, hora e local do exame, estão no Cartão de Confirmação, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no último dia 5.

O documento também registra se o participante deve contar com atendimento especializado, e se deve ser tratado pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o cartão nos dias de aplicação das provas.

Os inscritos devem estar atentos especialmente aos horários. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa a ser aplicada às 13h30. No primeiro dia, os participantes fazem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A prova vai até as 19h. No segundo dia, os candidatos têm até as 18h30 nas questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Será obrigatório o uso de máscara durante toda a aplicação do exame. A recomendação é que os candidatos levem outra máscara, para trocá-la durante o exame, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Os participantes devem também manter distância uns dos outros.

Por ocorrer em meio a pandemia, o exame terá outra particularidade. Os participantes que forem diagnosticados com covid-19 ou com outra doença infectocontagiosa, como sarampo, rubéola, varíola e influenza humana A e B, terão outra chance de fazer o exame, na reaplicação da prova. O atestado médico poderá ser enviado ao Inep pela página do participante até um dia antes da aplicação. Caso a doença seja confirmada no dia do exame, o participante deverá entrar em contato pelo telefone 0800616161.


 





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM