Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Saúde

Seara está em alerta por conta da chikungunya; há 14 casos suspeitos

Equipe de saúde faz apelo à população regional.

Por Luan de Bortoli
18/02/2021 às 06h25 | Atualizada em 18/02/2021 - 07h22


Vivendo o princípio de um surto de chikungunya, o município de Seara tem atualmente cinco casos confirmados da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue e zika. Três deles são casos importados, de uma família que viajou a São Paulo, e outros dois foram contraídos dentro do município. Todos passam bem e apresentam boa evolução clínica.

Em entrevista à reportagem da emissora, a gerente de saúde de Seara, Luciane Maier, relatou que este quadro aumentou a preocupação no município e na região. Conforme ela, o município vive um surto e a situação pode piorar. São pelo menos 14 casos suspeitos de pessoas com sintomas de doenças causadas pelo mosquito.

“Alguns já sinalizaram que foram negativos para dengue. Porém, desses 14, a gente acredita que vá positivar alguns para chikungunya. Então, pedir à população que tome todos os cuidados. A gente já tá considerando um surto, então a gente já tem traçado um plano de contingência. Então, caso tiverem focos em outros bairros, a gente já tem um plano estruturado”.

Algumas ações foram tomadas pela equipe para evitar a disseminação da doença. “Estamos bastante preocupados. Intensificamos as ações em toda essa região, na área central da cidade. Local em que já havia foco positivo. Aumentamos o grupo de profissionais atuando, estamos monitorando os pacientes com síndrome gripal nesta área, fizemos fumacê. Convocamos que a população de Seara e região que tomem cuidado, eliminem focos de água parada, cuidem de jogar lixo em terrenos”.

Até a tarde desta quarta-feira, dia 17, o município de Seara tinha 124 focos do mosquito transmissor, conforme os dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive). Foram 73 localizados em janeiro e 51 até este momento de fevereiro.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM