As causas são inúmeras: desde as limitações impostas naturalmente pelo envelhecimento a baixa aptidão física, fraqueza muscular, doenças como Parkinson e o próprio uso de medicamentos estão entre as principais delas, além dos espaços físicos que os idosos costumam frequentar, incluindo seus próprios lares e asilos mal adaptados.
De acordo com o médico ortopedista, Marco Alecio, os acidentes domésticos podem causar, por exemplo, fraturas do fêmur, punho e ombro nos idosos.
Alecio também alerta da importância de evitar tapetes e objetos pelo chão da casa, isolar pisos escorregadios, manter os ambientes iluminados e não subir em bancos, cadeiras ou escadas.
O ortopedista acrescenta que outra forma mais eficiente de prevenção é garantir a saúde dos ossos e dos músculos desde sempre, com o acompanhamento adequado e personalizado.
A prática de exercícios físicos adequados, uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis permitem viver com qualidade e bem-estar, mas tudo isso só se consolida com um acompanhamento com profissionais qualificados. , finaliza.