OPINIÃO


LUCAS VILLIGER




​O saboroso mundo do café


Neste sábado vamos conversar com a barista Helena Rockenbach.

Adicionado em 27/01/2023 às 11:38:33

Aromas e sabores, quem não gosta de um café quentinho? Uma das bebidas mais populares do país, o café está na mesa de todos os brasileiros, de Norte a Sul. Não importa se você está no calor escaldante do Nordeste ou no gélido clima da Serra Gaúcha, um cafezinho sempre é bem-vindo em alguma hora do dia, seja de manhã, de tarde ou de noite.

O café é uma cultura tão importante em nossa nação, que esteve ilustrado na primeira bandeira do Brasil. Após a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, foi confeccionada uma bandeira para representar o país. A bandeira do Império do Brasil trazia as duas principais culturas da época, sendo ilustrada através dos ramos do café e do tabaco.


Com a construção dos primeiros cafezais no país a partir de 1727, a cultura do café cresceu e se desenvolveu ao longo dos séculos. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, atualmente, o café é relevante fonte de receita para centenas de municípios, além de ser um importante setor na criação de postos de trabalho na agropecuária nacional.

A nível mundial, o Brasil tem grande destaque e fama na produção do café. Segundo a Embrapa, nosso país é o maior produtor de café do mundo, contribuindo com mais de 30% da produção mundial nas últimas safras. O país tem o café como um grande gerador de divisas, acarretando US$ 2 bilhões anuais, ou 26 milhões de sacas exportadas ao ano, contribuindo com mais de 2% do valor total das exportações brasileiras.

Esse mercado gigante existe para atender uma população sedenta pelo amargor, doçura e energia do café. Não é atoa que, segundo estudos, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Para abastecer uma comunidade de aproximadamente 8 bilhões de pessoas, a força de trabalho para produzir essa bebida não é pequena.

A atividade envolve meio bilhão de pessoas da produção ao consumo final, ou seja, esse número representa 8% da população mundial. Isso mesmo, quase 10% da população no mundo trabalha em alguma etapa da produção desta bebida. E neste sábado, no podcast Microfone Aberto, conversaremos com uma delas. Nossa convidada do episódio #35 é a barista concordiense Helena Rockenbach.

Helena trabalha na ponta, ou seja, é ela que é responsável por preparar a bebida através do grão do café e levar até sua mesa. Há todo um estudo e dedicação neste complexo mundo do café. Combinações, estilos, aromas e sabores, sendo assim, vamos conhecer tudo sobre essa fruta que nos ajuda a começar o dia. Sim, café é fruta.

Eu (Lucas Villiger), Lucas Lazzarin e Rafael Biesek esperamos vocês neste sábado, dia 28, às 19h, na Rádio Rural Multiplataforma. Estaremos ao vivo com a doce companhia de Helena Rockenbach no Facebook, no Youtube e na 93,7 FM. Não esqueça de seguir o Microfone Aberto nas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Tiktok e Spotify.
 




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR





VEJA TAMBÉM