OPINIÃO
LUCAS VILLIGER

As Forças Armadas são as instituições que geram menos desconfiança do Brasil, segundo pesquisa
Congresso Nacional é a instituição que gera menos confiança na população.
Adicionado em 09/02/2023 às 14:30:20
O interessante é que das quatro instituições pesquisadas, somente uma teve um resultado de confiança maior do que a de desconfiança. As Forças Armadas foram as instituições que apresentaram o menor nível de desconfiança dos brasileiros. Assim, 41% dos entrevistados dizem confiar nos militares, sendo que 39% não confiam. Os outros 20% não souberam responder.
Para a grande surpresa, as casas que concentram os representantes do povo eleitos democraticamente são onde geram a maior desconfiança. O Congresso Nacional apresentou números deprimentes para a instituição. Somente 24% dos entrevistados dizem confiar no Legislativo Federal, quando 57% dizem não confiar. Os 19% restantes não souberam responder.
Outra casa que gera bastante desconfiança do povo brasileiro é o Supremo Tribunal Federal. A casa concentra ministros indicados pelos presidentes da república que tem como dever ser guardiã da Constituição, porém nos últimos anos vem se envolvendo em diversas polêmicas. Tendo isso em vista, 47% dos brasileiros não confiam no STF, enquanto 42% dizem confiar. Os 11% restantes não souberam responder.
Por fim, o Governo Federal, desta vez representado pela figura de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, também gera bastante desconfiança em todos os brasileiros. Dos entrevistados, 45% dizem não confiar no Governo, quando 42% dizem confiar. Assim, 13% não souberam responder a pesquisa.
O interessante disso tudo é que as duas instituições que têm envolvimento direto da população na escolha de seus representantes, são as que geram mais desconfiança. O Congresso tem 513 deputados e 81 senadores, sendo assim, são 594 represantes eleitos diretamente pela população que não conseguem gerar confiança da mesma.
Por outro lado, instituições que não tem envolvimento direto da população geram mais confiança do que desconfiança. As Forças Armadas são compostas pela Marinha, Aeronáutica e Exército, que não têm seus representantes eleitos pelo povo. Porém, com seu trabalho sólido, pragmático e burocrático conseguem gerar um grau de desconfiança bem baixo na população.
Outra instituição que não tem seus integrantes eleitos é o STF. Basicamente, os ministros do STF são escolhidos indiretamente, pois é o presidente da república que indica os magistrados, onde o Senado ratifica a indicação. Sendo assim, os ministros são escolhidos pelos representantes eleitos do povo, porém, com as últimas polêmicas, principalmente envolvendo Alexandre de Morais, o STF não é bem-visto pela população, como mostra o índice de desconfiança relatados pelos entrevistados na pesquisa.
Mas o que chama atenção no geral é que ¾ das instituições brasileiras pesquisadas geram mais desconfiança do que confiança. A instabilidade no cenário político nacional pode ser a resposta para esses resultados, pois as pessoas estão participando mais da política. Qual é a sua opinião sobre essa pesquisa? Me conta nos comentários quais instituições você confia e quais você não confia.
Foto: Divulgação