OPINIÃO


LUCAS VILLIGER




​Um estado que respira a tradição italiana


Muitos catarinenses buscam a cidadania italiana como forma de abrir novas portas.

Adicionado em 24/03/2023 às 11:03:33

Como é bela a Itália. Tradição, história, arte e glamour - o país de Nero encanta os olhos no cenário turístico mundial. Afinal, quem nunca sonhou em conhecer as ruas históricas de Roma, o charme de Milão, os córregos de Veneza, a cidade petrificada de Pompeia e as capelas do Vaticano? Quando pensamos na Itália, são inúmeras as imagens, sensações e sabores que aparecem em nossa mente.

Afinal, não é atoa que temos tanta facilidade de pensar sobre o tradicional país do Velho Mundo, que já foi capital do Império Romano. Os laços que Santa Catarina tem com a Itália ultrapassam o meio cultural e atravessam gerações. A ligação que temos com os italianos é de sangue. Não é atoa que cerca de três milhões de italianos e descendentes vivem em Santa Catarina, representando quase a metade da população catarinense.

Sobrenomes italianos e alemães não faltam na região. Aliás, falando de nomes, uma personalidade catarinense tem um significado histórico enorme tanto para o Brasil quanto para a Itália. Anita Garibaldi é conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos", pela sua participação na Revolução Farroupilha e no processo de Unificação da Itália.

Mas não é sobre turismo, história e culinária que iremos tratar no artigo de hoje. Nesta edição, falaremos do sonho que faz parte da grande maioria dos jovens brasileiros. Ao todo, 47% dos jovens entre 15 e 29 anos, deixariam o país, de acordo com o Instituto Datafolha. Mas se aventurar em um grupo de Coiotes para entrar e viver ilegal nos Estados Unidos não é uma boa ideia.

Existe um meio bem mais simples para sair do Brasil, e ele pode está na sua árvore genealógica. Se você é catarinense, há uma grande possibilidade de ter um imigrante italiano perdido nos seus antepassados. Com isso, você pode conseguir realizar um sonho de muitos brasileiros: a dupla cidadania e o passaporte europeu. Com essa conquista, inúmeras portas poderão se abrir.

A dupla cidadania concede ao seu portador os mesmos direitos (e deveres) de qualquer outro cidadão no país estrangeiro. Facilita a integração da pessoa à comunidade e ainda pode garantir entrada em diversos países sem a necessidade de visto. Segundo a reportagem do portal InfoMoney, os cartórios emitiram 693 mil documentos para quem desejava estudar fora ou tirar a dupla cidadania em 2021.

Uma história singular desta conquista é a de Ronaldo Guimarães, engenheiro de Xanxerê que abriu mão de sua profissão, empresa, salário satisfatório, conforto familiar e de algumas conquistas no Brasil para, em nome de um sonho, aprender italiano, residir na Itália e ser reconhecido um cidadão italiano. Porém, nem tudo foi flores, o caminho para conseguir a cidadania foi longo e complicado.

Neste sábado, dia 25, às 19h, Ronaldo estará em Concórdia para contar sua história no podcast Microfone Aberto, da Rádio Rural. Depois de sua experiência e sucesso na Itália, Ronaldo criou a empresa de assessoria agenzia di disbrigo pratiche EunaIT, equivalente a um despachante no Brasil, que visa facilitar esse processo. A EunaIT tem quase 8 anos de experiência na área e conta com uma equipe de 35 pessoas.

Se você quer saber o caminho para ter sua cidadania italiana, o episódio #43 é para você. Ronaldo já auxiliou mais de 1.600 famílias a obterem o tão sonhado passaporte vermelho, o próximo pode ser o seu. Neste sábado, às 19h, podcast Microfone Aberto ao vivo com Ronaldo Guimarães na Rádio Rural Multiplataforma. Não perca!
 




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR





VEJA TAMBÉM