OPINIÃO
LUCAS VILLIGER

Não deixe a ansiedade impedir que você viva o hoje
Quase 10% da população brasileira se sente ansiosa.
Adicionado em 20/04/2023 às 10:47:12
Com certeza a ansiedade é o mal do século XXI, com inúmeras pessoas desenvolvendo esses sintomas. Segundo o último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo.
Os números são extremamente preocupantes. Quase 10% dos brasileiros se sentem ansiosos, ou seja, mais de 20 milhões de pessoas. De acordo com o mapeamento da OMS, aproximadamente 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica. Em seguida, aparece o Paraguai (7,6%), Noruega (7,4%), Nova Zelândia (7,3%) e Austrália (7%).
Pressão no trabalho, problemas nas relações pessoais, estresse no trânsito, aflições no dia a dia, são muitos os fatores que fazem nosso coração acelerar mesmo sem nada acontecer de fato. As preocupações do nosso cotidiano podem ser as respostas dos motivos que tantos brasileiros sofrem com ansiedade.
Vivemos em uma nação dominada pelo crime. Em 2013, o Brasil foi considerado um dos países mais violentos do mundo, responsável por 10% dos homicídios do planeta. Nos últimos anos, de fato houve uma queda na criminalidade, mas a cultura da preocupação em relação a assaltos, sequestros, estupros e assassinatos continua. Afinal, quem nunca saiu de casa com medo de ser assaltado?
Porém, não é só na questão de segurança pública, a população brasileira sofre com pressões no trabalho, com medo de perder seus empregos. No Brasil, hoje, temos mais de 9 milhões de pessoas desempregadas, sendo 8,6% da população. Para muitos, não é fácil permanecer em um emprego por muito tempo, ainda mais quando a rotatividade de colaboradores é alta. O medo de ser substituído é constante.
A nova geração, inclusive, está sofrendo cada vez mais com os sintomas da ansiedade nas escolas. A pressão em fazer uma faculdade, escolher uma carreira e arrumar um trabalho são constantes. Em um mundo cada vez mais acelerado, na cabeça da geração Z não há ‘tempo para fracassar’, qualquer deslize causa um sofrimento enorme e uma nova crise acontece.
A consequência disso tudo está no número que eu apresentei no início deste artigo. Coração acelerado, mãos suando, estômago embrulhado e nervosismo constante são sintomas frequentes na vida de uma pessoa ansiosa. Por isso, procurar o quanto antes um tratamento com um profissional da área é de extrema importância.
O psicólogo clínico canadense Jordan Peterson comenta que pequenas atitudes no nosso dia podem amenizar os sintomas da ansiedade. Por exemplo, quando você toma um bom café da manhã, você ajuda seu corpo a combater a ansiedade. O cérebro de uma pessoa ansiosa, devido ao estresse, encorajará o corpo a produzir insulina, e isso consumirá todo o açúcar do sangue desta pessoa, fazendo ela ficar acabada, logo ansiosa.
De acordo com Peterson, muitas vezes a ansiedade está ligada à baixa concentração de açúcar no sangue. Por isso, comer alguma proteína ou gordura quando você se sentir ansioso pode ajudar a combater esses sintomas. Porém, esses são casos genéricos, cada pessoa tem sua ansiedade, por isso é importante se consultar para assim tratar seu caso específico.
"Não vos preocupeis com coisa alguma, mas, em toda ocasião, apresentai a Deus os vossos pedidos, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças.E a paz de Deus, que supera todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos no Cristo Jesus." (Fl 4,6-7)
Foto: Getty Images