OPINIÃO


EDERSON VILAS BOAS




​O Catarinense vai começar… Mas o Galo tem problemas


Adicionado em 10/01/2023 às 16:43:20

Eu como um amante do esporte estou na expectativa do início do Campeonato Catarinense. Mas não tenho condições de fazer aposta, neste momento, de como o Galo do Oeste pode terminar a competição. O colega Marcos Feijó pediu minha opinião da participação do Concórdia no Catarinense e eu o respondi que prefiro aguardar as três primeiras rodadas para opinar em quais águas a equipe vai navegar na competição. Não que eu não acredite no elenco, pelo contrário, as contratações que foram feitas são boas, temos um time mais experiente e qualificado em relação ao ano passado. Mas tenho que avaliar que as demais equipes também se reforçaram e bem, diga-se de passagem. Coisa que em 2022 foi diferente e os maiores clubes preferiram utilizar o Estadual como laboratório. Já neste ano, iniciarão mais fortes.

Portanto será uma competição, tecnicamente, complicada para todos e quem fizer bem o dever de casa ficará numa situação mais favorável, pelo menos para fugir do rebaixamento e brigar por uma vaga entre os oito melhores.

Mas aí é que vem minha preocupação: o fator local. Quem vem acompanhando as últimas informações do clube, deve ter ouvido que o Concórdia terá de fazer todas as partidas durante o dia, mais precisamente as 16h. O motivo? A falta de iluminação! Sei do esforço da municipalidade para deixar o Estádio Domingos Machado de Lima em dia, do investimento que foi e será feito. Mas não posso deixar de analisar que faltou planejamento. O Concórdia jogou em abril do ano passado, depois não mais. Seria tempo suficiente para iniciarmos a temporada de “casa nova”. Agora estamos com a situação de ter de jogar uma partida difícil, contra uma das equipes de ponta que é o Figueirense, com pouco torcedor, já que será numa quarta-feira, às quatro da tarde. Quando nesse momento a força da torcida pode fazer a diferença. Repito, sei do esforço do Executivo que contratou uma arquibancada móvel e contêiner para a imprensa, mas o projeto poderia ter sido lançado no início de 2022, para que se desse problema na licitação, como deu, no mais tardar em agosto, setembro poderia ter iniciado. 

E mais, a iluminação faz anos que já está pedindo socorro. Quem trabalha no local, como eu, é testemunha que a noite pra enxergar de um lado a outro do campo é complicado. Em tempo, sei que a iluminação será trocada. Opinião minha é que já deveria se iniciar o projeto para a troca de iluminação e da mesma forma, o quanto antes, lançar uma licitação. E assim que estiverem prontas as torres, ser feita a instalação o mais rápido possível.

Tem outro ponto que no Estadual a Federação Catarinense aceitou os ajustes feitos, mas no Brasileiro da Série D, isso pode não ser suficiente e o Galo pode ter que jogar fora de casa, pois a CBF é mais exigente, principalmente com a estrutura para a imprensa, espaço para dirigentes da própria entidade e das equipes visitantes.

Repito e reitero, sei do esforço. Mas temos que antever as coisas, planejar com antecedência. Domingo o Galo joga em Criciúma e a Rádio Rural contará todos os detalhes deste e de todas as partidas da equipe. E tem novidades na transmissão. Fiquem ligados.


Foto: Pablo Nunes/CAC



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR





VEJA TAMBÉM