OPINIÃO


EDERSON VILAS BOAS




​Tire um tempo e faça um trabalho voluntário. Isso acalentará sua alma


Adicionado em 21/02/2023 às 11:09:16

No último final de semana o Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia formou mais uma turma. Desta vez com 26 novos voluntários que estarão a disposição da comunidade. O que me dá esperança é que pessoas estão cada vez mais tendo o espírito altruísta de auxiliar, de fazer um trabalho voluntário, neste caso, em especial, salvar vidas e patrimônios.

Estes novos Bombeiros são trabalhadores, profissionais liberais, empresários, funcionários públicos, estudantes. Pessoas que exercerão normalmente os seus deveres na empresa durante o dia todo e, no final do expediente, irão para a corporação fazer o seu trabalho voluntário, por 12 horas, para depois, no outro dia, novamente, ir para o seu emprego. Ou seja, ninguém é super-herói, mas farão turnos ininterruptos, atenderão pessoas, salvarão pessoas, correrão contra o tempo, passarão por momentos de estresse, mas terão a recompensa, pois o coração estará acalentado por ter feito algo que ajudou alguém, de alguma forma. Isso é o que fortifica a alma.

Muitas vezes nós voluntários não recebemos “obrigado”, mas este não é nosso propósito. Sabe o que nos faz continuar com o desejo de ajudar? É saber que o paciente está bem e fora de qualquer risco de morte. Ou depois, mais tarde, ao ver aquela mesma pessoa passando na rua, com seus familiares, feliz, com sorriso no rosto. Não tem emoção maior. Até porque, o paciente quando está em dificuldade, não sabe quem o está atendendo. Até porque durante a ocorrência estamos paramentados com máscara, capacete, roupas especiais para determinados atendimentos. Mas nós sabemos quem são. Nós olhamos nos olhos, conversamos e, nos casos mais extremos, “pedimos para não desistir, pois nós não desistiremos”.

Pessoas perguntam: “E vocês não sentem quando não tem o que fazer para salvar e perdem algum paciente?” Eu respondo que a dor é a mesma de um familiar, com as devidas proporções, claro. Mas somos treinados psicologicamente para absorver estas situações, pois no minuto seguinte outra pessoa pode precisar da gente e temos que estar preparados para atendê-los, pois este merece nossos cuidados. Choramos? Claro! Mas nosso sorriso é evidante na maioria das vezes por ter podido auxiliar. Esse é nosso objetivo.

Digo sempre que Deus nos dá desafios. E esse é o nosso.

Estou usando aqui o exemplo dos Bombeiros Voluntários. Mas se você puder auxiliar de qualquer forma como um voluntário, o faça. Isso acalentará sua alma. Fará um bem enorme pro seu coração e para quem necessita.



Fotos: Carol Albiero/BV Concórdia

 



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR





VEJA TAMBÉM