Conforme a Doutora em Psicologia Infantil, Edyleine Bellini Peroni Benczik, “o papel do pai na Sociedade tem se transformado, sobretudo, nas últimas décadas. De fato, a "condição" de Pai evoluiu e continua em franco processo de evolução, devido às transformações culturais, sociais e familiares. A figura paterna tende a estar cada vez mais próxima de seus filhos. Hoje em dia, os pais estão mais participativos e compartilhando vários aspectos da vida de suas crianças, tanto do ponto de vista emocional, social, quanto cognitivo”.
Para a Doutora, a literatura aponta que a participação efetiva do pai na vida de um filho promove segurança, autoestima, independência e estabilidade emocional. Para os já adultos, feridas emocionais abertas ainda na infância, podem trazer sequelas para o resto da vida. Por isso, a importância de investir em autoconhecimento, procure um bom profissional da psicologia para trabalhar de forma técnica e profissional questões que precisam de ressignificação, de perdão, ou outras ações que trarão benefícios inquestionáveis para sua vida.
Ademais, é sempre tempo de expressar gratidão, honrar, perdoar, demonstrar respeito e porque não, um presentinho para fazer feliz quem dedicou sua vida a você. O comércio de Concórdia estará com horário especial de atendimento neste sábado dia 06 e no próximo, dia 13, até às 17 horas. Não importa o valor, a opção, o importante é demonstrar que você se importa. Seja um agente causador de alegria, compre no comércio de sua cidade, seja grato, se esforce para se fazer presente.
Se você é pai, gerou uma vida, cumpra com suas obrigações sendo o melhor que pode, hoje, com as ferramentas, o conhecimento que possui, a única coisa certa são as constantes mudanças e não se pode ter o controle de tudo. Foque em desempenhar o seu papel com excelência, tenha boa intenção na mente e no coração. Existem muitas formas de dizer que ama um filho, nem sempre verbalizando.
Afinal das contas, com o passar do tempo, tanto para pais como para filhos, restarão apenas memórias. Pais, invistam tempo de qualidade com seus filhos, sejam criadores de boas memórias. Filhos, saibam reconhecer, existem coisas que não se ensinam, existem sentimentos que não se expressam por palavras, você está aqui, essa já é a expressão maior do amor.
Fonte: Rev. psicopedag. vol.28 no.85 São Paulo 2011 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000100007#:~:text=relatam%20que%20a%20fun%C3%A7%C3%A3o%20paterna,da%20rela%C3%A7%C3%A3o%20simbi%C3%B3tica%20m%C3%A3e%2Dbeb%C3%AA.
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay