Traições, divórcio, desemprego, relacionamentos estressantes e prolongados, discussões frequentes no trabalho ou em casa, são os principais motivos que causam depressão.
A segunda causa são situações de bullying, chantagem emocional, convívio em situação de pressão por muito tempo, como dívidas, trabalhar num lugar onde o ambiente é muito tóxico.
A terceira causa, também são as doenças graves, porque também traz um impacto emocional negativo por um tempo muito prolongado. O quarto motivo seriam as alterações hormonais, como no período gestacional, pós-parto, menopausa, alterações na tireoide, tudo isso causa alterações hormonais que podem causar efeitos emocionais negativos. O uso de medicamentos, porque também podem trazer uma disfunção hormonal que podem também causar emoções negativas.
A depressão é um distúrbio psíquico, que determina períodos de tristeza e baixa de energia. Tendo como associação questões reais ou que o paciente imagina. Conforme o Psicólogo, Plablo Bravo, podem ser situações que você está passando no seu dia a dia, ou podem ser situação que você está só imaginando: como preocupações, medos excessivos. Então, a depressão tira sua energia, suga sua energia.
A Depressão é uma doença que precisa de tratamento de um médico psiquiatra em muitos casos. Mas, o remédio não vai curar suas dores emocionais. Por isso, procure ajuda de um bom psicólogo, falar sobre o que lhe aflige vai fazer você se sentir melhor, a ter insights de como você pode ver os problemas sob outra perspectiva. Se você não possui recursos financeiros para isso, ligue para o CVV, a ligação é gratuita, 24 horas e sempre vai ter alguém que vai ouvir você, sem julgamentos. Ligue 188.
Imagem de Ulrike Mai por Pixabay