OPINIÃO


SIMONE VIEIRA


Jornalista
Formada em Comunicação Social - Radialismo (Unoesc/Joaçaba). Formada em Jornalismo (UnC/Concórdia). Pós-Graduada em Análise, Escritura e Reescritura Textual (URI/Erechim). Pós-graduada em Marketing e Vendas pela FACC. Formada em Direito pela FACC.





Angústia, agonia, dor que não cessa


Depressão e ansiedade: os males do século

Adicionado em 14/09/2022 às 10:27:38

Estamos no Setembro Amarelo, mês de valorização da vida. Quantas pessoas você conhece que estão ou já passaram por períodos de Depressão ou Ansiedade? Ao longo da vida podemos desenvolver vários impactos emocionais negativos e quando isso ocorre com muita frequência, ou então quando essa situação ocorre com um impacto muito forte, como por exemplo, a morte de um familiar, problemas financeiros, o divórcio; as doenças mentais se manifestam.

Traições, divórcio, desemprego, relacionamentos estressantes e prolongados, discussões frequentes no trabalho ou em casa, são os principais motivos que causam depressão. 

A segunda causa são situações de bullying, chantagem emocional, convívio em situação de pressão por muito tempo, como dívidas, trabalhar num lugar onde o ambiente é muito tóxico. 

A terceira causa,  também são as doenças graves, porque também traz um impacto emocional negativo por um tempo muito prolongado. O quarto motivo seriam as alterações hormonais, como no período gestacional, pós-parto, menopausa, alterações na tireoide, tudo isso causa alterações hormonais que podem causar efeitos emocionais negativos. O uso de medicamentos, porque também podem trazer uma disfunção hormonal que podem também causar emoções negativas.  

A depressão é um distúrbio psíquico, que determina períodos de tristeza e baixa de energia. Tendo como associação questões reais ou que o paciente imagina. Conforme o Psicólogo, Plablo Bravo, podem ser situações que você está passando no seu dia a dia, ou podem ser situação que você está só imaginando: como preocupações, medos excessivos. Então, a depressão tira sua energia, suga sua energia.

A Depressão é uma doença que precisa de tratamento de um médico psiquiatra em muitos casos. Mas, o remédio não vai curar suas dores emocionais. Por isso, procure ajuda de um bom psicólogo, falar sobre o que lhe aflige vai fazer você se sentir melhor, a ter insights de como você pode ver os problemas sob outra perspectiva. Se você não possui recursos financeiros para isso, ligue para o CVV, a ligação é gratuita, 24 horas e sempre vai ter alguém que vai ouvir você, sem julgamentos. Ligue 188.

Imagem de Ulrike Mai por Pixabay 



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR





VEJA TAMBÉM