A instituição possui uma linha gratuita nacional de prevenção ao suicídio. A linha 188 começou a funcionar no Rio Grande do Sul e, em setembro de 2017, iniciou sua expansão para todo o Brasil, que foi concluída em 30/06/2018, com a integração de todos os estados.
Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Nestes canais, são realizados mais de 3 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 4.000 voluntários, localizados em 24 estados mais o Distrito Federal.
O voluntário do CVV doa seu tempo e sua atenção para quem deseja conversar de forma anônima, sigilosa e sem julgamentos ou críticas, além de promover ações de autoconhecimento. Se você tem mais de 18 anos de idade e vontade de ajudar pessoas, pode ser voluntário do CVV. Para isto, precisa participar de um curso de capacitação e seleção em ambiente presencial ou virtual.
Muitas vezes as pessoas se sentem sozinhas, incompreendidas, ansiosas, deprimidas e não tem alguém de confiança com quem possam compartilhar seu sofrimento. O Apoio Emocional é um ato de amor. Se você ligar no 188 de Concórdia, por exemplo, sua ligação pode cair em qualquer lugar do Brasil.
E esse trabalho necessita cada vez mais de voluntários, a escuta passiva ajuda muitas pessoas a aliviar sua carga emocional, seu sofrimento. Em Concórdia, conforme a voluntária Rosane Balsan e Dr. Paulo Manfré que fazem parte do CVV Local, em participação em nosso programa Papo@ na Rádio 96, afirmam que a instituição precisa cada vez de voluntários.
Você que sente à vontade em seu coração de ajudar quem precisa, doar uma das coisas mais preciosas de sua vida - seu tempo, para ajudar outras pessoas, pode esclarecer suas dúvidas e realizar a preparação necessária. Os interessados podem entrar em contato pelo (49) 99176-6169.
Foto: Imagem de Sabine van Erp por Pixabay