OPINIÃO


SIMONE VIEIRA


Jornalista
Formada em Comunicação Social - Radialismo (Unoesc/Joaçaba). Formada em Jornalismo (UnC/Concórdia). Pós-Graduada em Análise, Escritura e Reescritura Textual (URI/Erechim). Pós-graduada em Marketing e Vendas pela FACC. Formada em Direito pela FACC.





O poder da Educação


Competências e habilidades que vão além do conhecimento teórico

Adicionado em 08/02/2023 às 09:18:30

No dia de hoje, milhares de crianças e adolescentes retornam as aulas. A Base Nacional Comum Curricular apregoa competências a serem desenvolvidas pelos estudantes que vão muito além do conhecimento teórico. São competências e habilidades, que logicamente, dependem de diversos fatores inerentes a cada ser para o seu pleno desenvolvimento, mas se absorvidas, desenvolvem cidadãos que transformam os ambientes onde atuam.

A Educação é o elemento decisivo para mudar o futuro dos cidadãos e como eles podem contribuir para o bem comum na sociedade. O poder da Educação, formal ou não, é transformador

A escola é ambiente de convívio social, inserção, integração, onde o indivíduo tenta se encontrar, baseado também nas premissas que já carrega, o seu primeiro ambiente social, sua família. Sem adentrar nas nuances das várias formas de família, esta irá influenciar e muito na vida inteira de todo cidadão. Mas, a educação é um dos pilares que vão alicerçar o indivíduo. Ele pode ter uma família que não o garantiu afeto, amor e segurança, essas são feridas que a escola não pode curar, mas a  - educação -  eleva o ser humano para outro patamar. 

Com a educação, o indivíduo se realiza, se transforma, pode desenvolver suas forças e ser força onde é necessário. Professores acreditem, depositem fé nos seus alunos, naqueles que chegam até vocês muitas vezes com feridas emocionais ocultas e difíceis de identificar, o poder do que você insere na mente de seus alunos irá refletir vida a dentro. Faça o seu melhor com as ferramentas que você têm, sem culpa e sem medo de errar.  


Imagem: https://blog.cursos24horas.com.br/2022/07/melhorar-relacao-aluno-professor/ 
 



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR





VEJA TAMBÉM