OPINIÃO


SIMONE VIEIRA


Jornalista
Formada em Comunicação Social - Radialismo (Unoesc/Joaçaba). Formada em Jornalismo (UnC/Concórdia). Pós-Graduada em Análise, Escritura e Reescritura Textual (URI/Erechim). Pós-graduada em Marketing e Vendas pela FACC. Formada em Direito pela FACC.





Elementos motivadores no ambiente de trabalho


Assunto tem gerado cada vez mais discussões nos ambientes e nas redes

Adicionado em 15/02/2023 às 12:44:17

Em muitas rodas de discussões corporativas e nas redes sociais tem se falado sobre a importância da liderança, do desenvolvimento das Hard e Soft Skills e os elementos motivadores dentro dos ambientes de trabalho. 

As diferenças de gerações são nítidas nas empresas. As gerações Y e Z se motivam por causas, o seu trabalho tem que ter um sentido para o mundo, muito mais do que bater metas, conforme estudos, essas gerações precisam ter um porquê muito claro, a dita sensação de preenchimento e missão cumprida. 

Mas, acreditamos, que os elementos motivadores para o trabalho, são algo muito particular de cada colaborador. Conforme seu perfil, seus valores, suas crenças e no que realmente acreditam e faz sentido para suas vidas. 

Tem pessoas que se motivam por um ambiente corporativo saudável, tem aqueles que se motivam pelo aumento de remuneração e um ambiente competitivo, aqueles que se motivam pelo reconhecimento em primeiro lugar. Existe a motivação intrínseca (aquela força interior de cada um, baseada em anseios pessoais) e a motivação extrínseca (aquela que a organização tem influencia e pode estimular).

É certo que, no ambiente de trabalho, a cultura organizacional exerce influência direta na rotatividade dos colaboradores. Outros elementos como lideranças que tem objetivos claros, que se importam com os colaboradores, que focam no crescimento da empresa e das forças de trabalho, uma comunicação efetiva, feedbacks constantes, bem-estar físico e emocional também são elementos que impactam no resultado da empresa.  

E para você,  quais as razões que te motivam ou desmotivam no ambiente de trabalho?  

Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay 



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR





VEJA TAMBÉM