OPINIÃO


SIMONE VIEIRA


Jornalista
Formada em Comunicação Social - Radialismo (Unoesc/Joaçaba). Formada em Jornalismo (UnC/Concórdia). Pós-Graduada em Análise, Escritura e Reescritura Textual (URI/Erechim). Pós-graduada em Marketing e Vendas pela FACC. Formada em Direito pela FACC.





Câncer do intestino


Muitas pessoas deixam de fazer exames preventivos por vergonha

Adicionado em 15/03/2023 às 15:42:14

Hoje (15), durante o Programa Papo@ na Rádio 96  recebemos a visita do Coloproctologista do Ambulatório de Especialidades do Hospital São Francisco, Dr. Fabrício Doin Paz de Oliveira. 

O médico afirmou que somente neste ano, estima-se, conforme o INCA,  que mais de 40 mil pessoas podem ser diagnosticadas com Câncer Colorretal ou Câncer de Intestino como é mais conhecido. Por isso a importância de trabalhar a conscientização em relação ao tema. 

Dr. Fabrício salientou que o diagnóstico precoce é fundamental para haver possibilidades de tratamentos. Este é o segundo câncer de maior incidência no país. A grande questão é o medo, o receio, a vergonha e nem todo sangramento intestinal,  é hemorroida.

O exame é super rápido, indolor e já podem ser identificadas  alterações intestinais. Um dos fatores de risco é a obesidade, que é uma doença inflamatória, não praticar exercícios físicos e principalmente a alimentação, carnes em excesso, a forma de preparo, açucares, frituras, embutidos, aditivos químicos, aromatizantes,  entre outros.

O exame pode ser feito a partir dos 45 anos, cada vez cedo, devido aos padrões alimentares. Fique atento a perda de peso, dor, sangramento persistente nas fezes, urgência evacuatória. Os sintomas são muito parecidos com a doença hemorroidária. Dessa forma, procure ajuda médica e solicite seus exames preventivos todos os anos.  


Foto:  https://sbco.org.br/mitos-e-verdades-do-cancer-colorretal/



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR





VEJA TAMBÉM