OPINIÃO


SIMONE VIEIRA


Jornalista
Formada em Comunicação Social - Radialismo (Unoesc/Joaçaba). Formada em Jornalismo (UnC/Concórdia). Pós-Graduada em Análise, Escritura e Reescritura Textual (URI/Erechim). Pós-graduada em Marketing e Vendas pela FACC. Formada em Direito pela FACC.





Você faz o uso consciente da água?


Todos temos o dever de cuidar e o direito de utilizar os recursos naturais

Adicionado em 22/03/2023 às 13:04:20

Precisamos usar a água de forma consciente. Já estamos no Outuno, mas as altas temperaturas ainda prevalecem e não temos muitas perspectivas de chuvas. O mundo discute hoje o uso racional da água. 

Muitas regiões no país não conseguem garantir que os cidadãos tenham acesso à água potável. Todos temos o dever de cuidar e o direito de utilizar os recursos naturais. Em épocas cada vez mais frequentes de estiagem, o uso racional da água é imprescindível.

E o que podemos fazer para economizar água? Cada um pode fazer parte do processo de racionamento e tudo começa pela nossa casa, a conscientização deve ser diária. 

Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo para 5 minutos, gastará apenas 45 litros.

Verifique se há vazamentos em torneiras e registros. Escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta pode representar um gasto de 12 litros de água.  

Alguns eletrodomésticos oferecem um modo econômico, que gasta até 30% menos água e energia, prefira estes na hora da compra.  

Existem várias outras formas de economizar água e você como pratica o uso consciente na sua casa? 

Imagem de Martin Slavoljubovski por Pixabay 



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR





VEJA TAMBÉM