Essa ajuda nos momentos de dor extrema, vem através de uma pessoa disposta a ouvir, sem dar soluções. Falar cura, falar faz a dor se tornar menor, aquelas pessoas sem esperança, sem motivação, sem ânimo para lidar com situações difíceis, dores, incompreensão e com pensamentos de morte precisam falar sobre o que estão sentindo.
O CVV acredita que a atenção, o olhar e o escutar atento, a empatia, o apoio e o acolhimento das emoções e dos sentimentos de cada dia podem ajudar genuinamente uma pessoa a se sentir confiante, aceita, mais capaz de lidar com suas emoções, compreender suas dores, dificuldades, desejos e, assim, buscar ajuda.
O propósito do acolhimento das pessoas e seus sentimentos mais profundos, com sigilo, disponibilidade e respeito a cada condição e desabafos faz com que esse trabalho seja tão importante.
Por isso, nesses momentos, logicamente, sempre buscando apoio especializado posterior, como médico psiquiatra, psicólogo, mas de imediato, o CVV é fundamental.
O CVV funciona 24 horas, se precisar conversar ligue 188 (Ligação Gratuita) 24 horas todos os dias ou acesse www.cvv.org.br.
Imagem: CVV