OPINIÃO


SIMONE VIEIRA


Jornalista
Formada em Comunicação Social - Radialismo (Unoesc/Joaçaba). Formada em Jornalismo (UnC/Concórdia). Pós-Graduada em Análise, Escritura e Reescritura Textual (URI/Erechim). Pós-graduada em Marketing e Vendas pela FACC. Formada em Direito pela FACC.





Crianças e adolescentes na fila da adoção


Critérios exigidos pelos adotantes dificulta o processo

Adicionado em 31/05/2023 às 08:32:43

A adoção é um ato de responsabilidade, disponibilidade,  afeto e muitos desafios. Conforme o Conselho Nacional de Justiça, muita gente acredita que o caminho da adoção é longo, burocrático e demorado. Mas todo o processo é feito pensando no melhor interesse da criança

De acordo com o CNJ,  a demora ocorre devido ao perfil específico desejado pelos pretendentes. Dos 33,7 mil pretendentes habilitados para adotar, mais de 27 mil desejam adotar uma criança de até 6 anos de idade. No entanto, entre as 4,3 mil crianças disponíveis para adoção, 2,9 mil têm entre 8 e 17 anos de idade. 

Crianças ou adolescentes com deficiência, que possuem alguma doença, grupos de irmãos ou aquelas acima dos 10 anos de idade, encontram maior dificuldade para encontrar uma família. Se a adoção é um desejo seu, procure a Vara da Infância e Juventude da sua região e conheça como funciona o processo.
 

Imagem: CNJ
 



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR





VEJA TAMBÉM