NOTÍCIAS



Especial

Rural e 96 acompanharam o Dia D de Coleta do Exame Preventivo


Diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do Câncer do Colo de Útero

Por Simone Vieira
19/03/2016 às 08h57 | Atualizada em 20/03/2016 - 11h10
Compartilhar

Neste sábado, dia 19, ocorreu o dia D de Coleta do Exame Preventivo. A Rádio Rural e Rádio 96 acompanharam desde as 8h a movimentação na Unidade Sanitária Central e das 12 unidades de Estratégias de Saúde da Família. 

Conforme a Enfermeira e Diretora de Saúde, Maria Cristina Berta, o diagnóstico precoce aumentam muito as chances de cura do Câncer do Colo de Útero. “Os exames são gratuitos e por isso as mulheres devem aproveitar esse dia, que o comércio não trabalha à tarde, para cuidar de sua saúde. Juntamente com esse exame também será feito o Exame das Mamas”, afirma. 

Ieda Maria Schumann, enfermeira da Unidade Sanitária lembra que o resultado dos exames será entregue no mesmo lugar em que foram feitos. Se algum exame apresentar alteração, a paciente já será encaminhada para atendimento médico. 

A aposentada Leondira Bez (73), moradora do bairro Cinquentenário foi umas das primeiras a chegar à Unidade Sanitária Central e afirmou que o importante é não esperar as doenças aparecerem para cuidar da saúde. “Precisamos dar valor à saúde, não adianta procurar ajuda quando já é tarde demais”. 

O movimento foi intenso durante a manhã em outras unidades de saúde. No ESF do Vista Alegre, conforme as fotos na galeira, várias mulheres aproveitaram a data especial para realizar o exame. No Guilherme Reich, só no período da manhã foram mais de 30 atendimentos.

A coleta do material para Exame do Preventivo e o Exame das Mamas dura em média 20 minutos. O atendimento ocorreu até às 17h. 







SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM