NOTÍCIAS



Especial

Especial: Grande enchente que atingiu Concórdia completa um ano nesta quinta


Ruas centrais do município foram tomadas pela água nas primeiras horas da manhã.

Por Luan de Bortoli
14/07/2016 às 09h16 | Atualizada em 14/07/2016 - 09h37
Compartilhar

O dia 14 de julho de 2015 ainda está na memória de muitos concordienses. Naquele dia, uma grande enchente atingiu Concórdia e deixou principalmente as ruas centrais da cidade inundadas e muitas pessoas praticamente ilhadas. A chuva intensa daquela madrugada foi responsável pela cheia do Rio dos Queimados, que não suportou a quantidade de chuva e acabou transbordando. Nem a barragem de contenção, no Parque de Exposições, conseguiu evitar o pior.

As ruas Guilherme Helmutt Arendt e Dr Maruri foram as primeiras a registragem pontos de inundação. Mas, em poucos instantes, ruas como Domingo Machado de Lima, Getúlio Vargas, João Suzin Marini e Osvaldo Zandavalli desaparecem para dar lugar a um verdadeiro riacho de correnteza, cenário poucas vezes visto antes. A escola Deodoro, por exemplo, ficou ilhada, e foi preciso que o Jipe Clube fosse até o local para a retirada dos alunos. 



As consequências foram grandes. Vários atendimentos ficaram prejudicados. Escolas da Rede Estadual e Municipal cancelaram as aulas durante toda aquela fatídica terça-fera. O mesmo ocorreu nas instituições de ensino superior e na rede estadual de ensino. Até os postos de saúde de alguns bairros foram atingidos e ficaram com o antedimento comprometido.

Segundo a Defesa Civil, naquelas primeiras horas do dia 14 de julho do ano passado, Concórdia recebeu aproximadamente 150 milímetros de chuva. Veja a precipitação em mais alguns municípios da região naquele dia:

171 mm em Chapecó, SC
163 mm em Seara, SC
155 mm em Xaxim, SC
141 mm em Itá, SC
129 mm em Capinzal, SC
119 mm em Lindóia do Sul, SC
117 mm em Erechim, RS

Relembre:




Confira o vídeo:







SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM