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Comércio faz semana de liquidação


Campanha objetiva eliminar estoques através de descontos especiais

Por Simone Vieira
24/01/2017 às 08h31
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         Até sábado muitas lojas do comércio de Concórdia irão realizar a Campanha – Liquida Concórdia  - da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL). O principal objetivo é eliminar estoques através de descontos atrativos. Os descontos já observados no comércio local variam em torno de 20 a 50%. 

Conforme o Diretor de Campanhas de Vendas da CDL, Marcos Menegat, esta é uma época que os lojistas precisam renovar seus estoques. “Esta é a hora oportuna de comprar, porque muitos lojistas não vão querer guardar estoques da estação passada. É preciso separar produtos atrativos, algo que realmente atraia o cliente e ter boas condições de pagamento”. 

A entidade está divulgando a campanha em várias plataformas midiáticas para que os clientes fiquem bem informados. Não haverá um horário especial de vendas, mas muitas pessoas de outros municípios também poderão vir aproveitar as promoções. 

Conforme a gerente da Leve Calçados e Confecções, Ivone Coradi, com 30 anos de experiência em vendas, para conquistar o cliente não basta apenas ter promoções. “Além de ter promoções é preciso conquistar o cliente. E isso se faz em várias etapas, na hora da venda, na hora de trocar um produto com defeito, se mostrar pró-ativo, fazer mais do que o cliente pede”. A gerente explica que a empresa irá liquidar todo o estoque de verão com pagamento em até três vezes e com 50% de desconto. 

Na atual conjuntura econômica, o cliente está cada vez mais exigente, e um dos fatores para fechamento da venda é o empenho e treinamento da equipe responsável pelo atendimento ao cliente. Conforme Menegat, é o lojista que deve estimular, motivar seus funcionários e não o cliente. “Quem faz acontecer é o vendedor. O consumidor não está deixando de entrar nas lojas. Os empresários além de desenvolver estratégias de venda, devem motivar e treinar seus colaboradores. E a CDL vai procurar trabalhar junto com o lojista, é importante que estes participem de nossas ações. É pra isso que trabalhamos, para que eles tenham retorno, o resultado que esperam”.



Dicas ao consumidor: 

_ Sempre exija nota fiscal de sua compra e guarde manuais de utilização.

_ O fornecedor não é obrigado a trocar produtos em virtude da cor ou tamanho, porém, se a loja se compromete a trocar, solicite ao vendedor as condições para fazê-lo. 

_ Se o produto comprado possui defeito, e este não for sanado em 30 dias, o consumidor pode exigir a substituição do produto por outro semelhante ou ainda exigir a quantia paga pelo produto. 



Dicas aos Vendedores e Lojistas: 

Fonte: sebraemercados.com.br

_ Incentive seus funcionários a ligar, mandar email ou whatsapp para seus clientes e ex-clientes informando as novidades. Conheça seu cliente, saiba do que ele gosta, envie mensagens personalizadas.

_ Realize reuniões semanais, breves e objetivas. Fale sobre metas, treine sua equipe, elogie em público, repreenda em particular. 

_ Negocie com seus fornecedores o melhor preço, mas forneça produtos e serviços que resolvam os problemas dos clientes. 

_ Não adianta apenas vender produtos, os clientes querem ser bem atendidos.  Não mostre apenas o que tem em promoção, seja pró-ativo, apresente todas as possibilidades. 

_ Anote as criticas dos clientes, não fique se justificando, use na próxima reunião. Não utilize nomes, mas o exemplo. 

_ Um gestor só pode cobrar o que ensinou. Sua equipe não pode adivinhar o que você espera de seu negócio. Crie um regimento interno, um documento impresso que possa ser consultado e que dê um norte para seus funcionários agirem. 







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