A 21ª edição da mais alegre festa da região será realizada no próximo domingo, dia 20 de agosto. A festa do Dia do Vizinho chega aos 21 anos com a certeza de que uniu moradores da cidade e do interior de Concórdia. Hoje, os vizinhos são muito mais do que apenas pessoas que moram lado a lado. Eles próprios afirmam que a festa mudou a relação e agora são verdadeiros amigos. E este é o espírito da confraternização.
Com mais de 170 grupos inscritos, as festas vão reunir tanto na cidade quanto no interior moradores e parentes que agora fazem festas de até 90 pessoas. Uma curiosidade é que muitos dos moradores dos bairros têm ido até o interior participar da comemoração, onde costuma haver mais espaço para a diversão. Festas em Linha Tiradentes, Linha Saracura, na Rua Borges – Bairro Santa Cruz, deverão reunir mais de 60 participantes entre cidade e interior.
Faltando dois dias para o grande momento, as equipes organizadoras já finalizam os últimos detalhes. A programação da maioria das festas conta com café da manhã, almoço reforçado com churrasco e brincadeiras à tarde. Na rua Romano Anselmo Fontana, aliás, haverá até música com banda ao vivo. Já na Rua Mario Dalfovo, no Vista Alegre, a festa deve ir até tarde da noite.
Para o gerente das rádios Rural e 96, Fernando Martini, a confraternização amadureceu com o tempo. “Esse amadurecimento trouxe situações. Ela migrou muito para o interior. Elas entendem que é mais simples se encontrar no interior, mesmo quem é da cidade. Além disso, com chuva ou sem chuva, a festa acontece”, comenta. Um dos eventos mais tradicionais de Concórdia, a festa também será realizada em vários municípios vizinhos, como em Seara.