A Acadêmicos do Grande Vale desbancou a campeã Aliança e conquistou o título do Carnaval de Joaçaba 2019. A briga entre as duas escolas foi acirrada durante toda a apuração das notas, que aconteceu no final da tarde deste domingo (3) na Avenida XV de Novembro.
Foi no último quesito que a vermelho e branco ultrapassou a concorrente direta, alcançando 236,6 pontos, contra 235,9 da Aliança, que foi penalizada em mais de um ponto pelos jurados no samba-enredo, recebendo 9,5, 9,6 e 9,5.
“No Contestado Vale do Carnaval, a Acadêmicos faz uma grande festa Cultural”, foi o enredo que deu o título a caçula do Carnaval de Joaçaba, que estreou em 2013.
Apostando na riqueza cultural do Vale do Contestado, o carnavalesco e presidente da escola, Jorge Zamoner, trouxe a região para a Avenida do Samba na noite deste sábado (2), quando as quatro escolas se apresentaram. A agremiação destacou em seu desfile a colonização do Vale, que surgiu da disputa entre Santa Catarina e Paraná, apresentando as manifestações culturais, culminando em Joaçaba, com a grande festa do carnaval.
Os integrantes da Acadêmicos não contiveram a emoção ao cantar o samba-enredo para comemorar o primeiro título. “A bateria a tocar... A alegria no olhar... Eu posso dizer: Oh Grande Vale!!! Como é grande meu amor por você”.
“Tem um sabor todo especial. Construir uma nova escola com muita dificuldade e contando com o esforço e dedicação de todos” definiu Zamoner, que já conquistou três títulos pela Vale Samba. “O resultado não é meu, mas de toda essa turma que está fazendo a festa, que acreditou e se envolveu em um projeto”, acrescentou o carnavalesco da campeã.
O presidente da Aliança, Diego Joy Müller, disse que a escola não sai decepcionada com o resultado, e que vai trabalhar para reconquistar seu posto. “Aceitamos o resultado e vamos ver onde erramos para corrigir”, avaliou. De acordo com ele, a rivalidade na avenida é saudável, e todas as escolas devem trabalhar em prol do carnaval de Joaçaba.
Sérgio Giacometti, presidente da Unidos do Herval, não digeriu o resultado e foi o primeiro a deixar o local, contestando as notas que deixaram a escola em terceiro lugar, com 234,2 pontos.
Já o presidente da Vala Samba, Arli da Silva, parabenizou a campeã, considerando que o retorno da azul e branco ao carnaval já foi uma vitória. A escola obteve 230,9 pontos.
Segundo desfile
Está programado para esta segunda-feira (4) o desfile de confraternização entre as quatro escolas na Avenida do Samba. Desfilam Acadêmicos do Grande Vale e Vale Samba, com apoio da Aliança e Unidos do Herval.