NOTÍCIAS



Expo Concórdia

Inesquecível: Expo Concórdia tem mais de 300 mil visitantes e R$ 100 milhões em negócios (fotos)


Previsão iniciais foram superadas. Fernando e Sorocaba foi o show com maior público.

Por Luan de Bortoli
15/09/2019 às 17h26 | Atualizada em 17/09/2019 - 07h32
Compartilhar


Foi Inesquecível. Assim como o slogan prometia, a Expo Concórdia não só atingiu seus objetivos, como superou as estimativas mais otimistas e, para a Comissão Central Organizadora (CCO) da exposição, o evento foi mais do que inesquecível. Foram cerca de 350 mil visitantes em dez dias de feira e deve superar os R$ 100 milhões em negócios, ultrapassando a previsão inicial. O número oficial de visitantes será confirmado nas próximas horas.

A comissão passou os primeiros resultados do evento em coletiva de imprensa realizada na tarde deste domingo, dia 15, último dia de evento. Foram 354 expositores. A feira iniciou no dia 6 de setembro. Desde lá, até hoje, a Expo foi marcada por uma programação especial, com shows nacionais, palestras com executivos de renome, eventos inéditos e muito mais.

O maior movimento foi no penúltimo dia de Expo Concórdia. O sábado, dia 14,  teve aproximadamente 70 mil pessoas circulando pelo Parque de Exposições. Já entre os shows, Fernando e Sorocaba foi a atração com maior público, mais de 40 mil pessoas. Além dela, se apresentaram ainda Chrystian e Ralf (17 mil), Anitta (30 mil), Anderson Freire (oito mil), Joca Martins, Simão Wolf, Nenhum de Nós (sete mil), Skank (18 mil), Gaúcho da Fronteira e Tradição. 

Avaliação

O prefeito Rogério Pacheco e a comissão organizadora analisaram o evento de forma bastante positiva e surpreendente. Nas palavras deles, a realização da Expo foi muito desafiadora, mas o sucesso foi um resultado de muito empenho com um trabalho de um ano e três meses. Esta é, conforme Pacheco, a maior feira multissetorial de Santa Catarina na atualidade.

A organização também fez questão de ressaltar a importância da gratuidade dos shows. Para eles, esse foi um dos principais diferenciais do evento pois permitiu que uma maior quantidade de pessoas pudesse ter acesso a cultura através de shows de diversos gêneros. "Respeitamos o princípio da isonômia a que todos têm o direito", resumiu  o prefeito.

A Expo Concórdia teve custo aprovado pela Câmara de Vereadores de R$ 2,5 milhões e, a esse valor, foram acrescentados aditivos ao longo dos meses de preparativos do evento sempre que necessário. O valor exato de custo para a feira não foi informado. Mas o prefeito destacou ainda que esse valor aplicado foi um investimento que terá retorno.

Público até sábado

Sexta 22.000
Sábado 57.000
Domingo 64.000
Segunda 16.000
Terça 09.000
Quarta 11.000
Quinta 10.000
Sexta 43.000
Sábado 79.000

Total até sábado: 311 mil, conforme a Comissão.

Destaques

O projeto Raízes de Concórdia - Histórias de Sucesso reuniu três concordienses que hoje são executivos de destaque em empresas de renome internacional. Conrado Engel, Gilberto Tomazoni e Luiz Fernando Furlan estiveram no Espaço Cultural contando as experiências de vida e fazendo uma panorâma do Brasil atual.

Outro grande destaque destes dez dias de Expo Concórdia foi o Winter Challenge Concórdia, o campeonato de robótica. Tradicional no eixo Rio-São Paulo, esta é a maior competição entre robôs da América Latina. Mais de 1500 competidores estivem em Concórdia entre quinta-feira, dia 12, e domingo, dia 15. O evento ocorreu no Centro de Eventos com oito arenas instaladas no local.

Mais um ponto bastante elogiado durante a feira foi o transporte. A facilidade em se deslocar utilizando o serviço coletivo urbano da Hodierna foi comemorada por todos. Os ônibus, com tarifa, horários e itinerários especiais, levaram grande público até o Parque de Exposições, com destaque para os fins de semana, que foram de maior movimento. No trânsito, houve transtorno apenas no sábado à noite, com filas na Tancredo Neves. Segundo a CCO, 80% dos veículos eram de fora.

Cobertura

As rádios Rural e 96 fizeram uma cobertura especial durante os dez dias de evento. Mas ainda antes de a feira iniciar, a equipe das emissoras já informavam os principais detalhes da exposição diariamente através da programação no ar e também no portal de notícias.

O destaque ficou para o Jornal da Expo, que levou, de segunda a sexta, as principais informações de momento aos ouvintes. Também chamou a atenção as brincadeiras da Barra de Ouro e do Desafio do T-Cros, que deram prêmios aos visitantes e ouvintes.

Última feira

A última Expo Concórdia, realizada ainda em 2013 reuniu 500 expositores da agropecuária, comércio, serviços, indústria, cultura, gastronomia, shows e lazer, movimentando R$59 milhões em negócios. Somente as concessionárias venderam 171 veículos. 

Na Mostra da Agricultura Familiar, no Café Colonial foram servidos 5 mil cafés, no leilão de suínos 35 animais foram comercializados para produtores de oito estados do país. Nos dez dias de feira, segundo levantamento, aproximadamente 200 mil pessoas circularam pelo Parque de Exposições.






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM