NOTÍCIAS



Estiagem

Quadro de estiagem está amenizando em Concórdia, mas longe de ser resolvido


Em maio, até agora, foram 60 milímetros. Espera-se mais chuva nos próximos dias.

Por Luan de Bortoli
15/05/2020 às 06h23 | Atualizada em 23/11/2020 - 08h36
Compartilhar


Aos poucos, parece que o quadro de estiagem vai amenizando em Concórdia. Ela já dura quase cinco meses e prejudica principalmente o interior do município. Previsão para resolver o problema, no entanto, não há. Deve levar mais alguns meses até que a situação volte a ser como era antes deste quadro, informam autoridades ligadas à meteorologia.

Prova disso é o quadro de estiagem no relatório da Epagri/Ciram. O relatório costuma apontar três pontos preocupantes, sendo dois em emergência e um alerta. Nesta semana, apareciam apenas dois locais, e ambos em alerta: Foz do Rio Claudino na Rua Osvaldo Zadanvalli e Rua Vitório Celant. O órgão aponta que a quantidade de chuva também é boa. Em maio, até agora, foram cerca de 60 milímetros. E espera-se mais chuva até o fim do mês.

E essa precipitação ajudou em alguns aspectos no interior de Concórdia, conforme informa o secretário de agricultura, Mauro Martini. A chuva possibilitou a semeadura de pastagens de inverno e ajuda também na germinação do que já foi plantado. Martini também informa que ajudou no armazenamento de quem possui cisternas e outros sistemas.

Já quanto ao transporte de água feito pela administração municipal com caminhões-pipa, também uma melhora. Há algumas semanas, eram cerca de 30 cargas diárias, mais de 300 mi litros por dia. Agora, com a chuva dos últimos dias, houve uma diminuição. A água transportada é para consumo humano e animal.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM