NOTÍCIAS



Especial

Concórdia terá Banco de Leite Materno em 2021


Mães doadoras passarão por exames especiais

Por Simone Vieira
22/08/2020 às 10h00 | Atualizada em 22/08/2020 - 16h48
Compartilhar


Depois de um longo caminho percorrido, Concórdia terá em 2021 um Banco de Leite Materno. O local será parecido com o Banco de Doação de Sangue com os mesmos rigores técnicos. Será instalado no Hospital São Francisco em uma Ala Especial anexo à Maternidade. 

Conforme a ginecologista, com quase 40 anos de profissão em Concórdia, Dra. Ligia Engel, esse foi um sonho acalentado desde o início da carreira. “No ano que vem, nosso Banco de Leite Materno irá beneficiar muitos bebês prematuros e crianças internadas na pediatria e também mães que tem déficit de produção de leite. Era um sonho antigo”. 

Como funcionará

Inicialmente a coleta do leite será feito com as próprias mamães que desejarem fazer doação. Conforme a ginecologista, essas mães passarão por uma série de exames, de acordo com protocolos internacionais do Banco de Leite, como por exemplo, exame de Sífilis, HIV, hemograma, entre vários outros. 

Esse leite doado também passará por análise de composição antes de ser destinado aos bebês que necessitam. O banco de leite contará com enfermeira, técnica de enfermagem, secretária, laboratório para fazer exame nas mamães e no leite doado. Serão três cadeiras de amamentação. 

Ligia destaca que quanto mais o bebê mama, mais a mãe produz leite. “O corpo da mulher não armazena leite, ele produz leite, por isso, da importância da doação. Não poderá doar somente as mães que possuem HIV e galactosemia (uma doença metabólica). 

Dificuldades para amamentar

Existem mães que não conseguem amamentar, conforme Lígia, a causa principal é o estresse emocional. “Quanto mais angustiada, menos leite. Associação de Aleitamento Materno (AMAR) apoia essas mães. Uma enfermeira contratada vai até a casa das mamães que estão com dificuldade de amamentar e repassa todas as orientações. Até o terceiro dia a mulher somente produz o chamado colostro, logo após esse período do terceiro ao quinto dia, a produção de leite inicia”. 

Vantagens da amamentação para a Mães

* Ajuda a diminuir as chances de uma hemorragia pós-parto; 
* Faz com que a mãe perca o peso adquirida na gravidez mais rápido e volte ao peso anterior da gestação;
* Ajuda a evitar o câncer de mama, inclusive os mais agressivos. 

Ajude uma mamãe!

* O pai pode fazer massagem nas costas da mamãe durante a amamentação, isso ajuda a relaxar. 
* Amamentar dá muita sede, então o pai pode sempre manter a mãe hidratada, fornecendo água à vontade;
* Apoie emocionalmente a mamãe. 
* A ajuda não precisa ser do pai, pode ser da mãe, das amigas, das primas, mas pessoas que acalmem a mãe e estejam ali para apoia-la. 
* Os 30 primeiros dias com o novo ser em casa, causa muita insegurança, o importante é persistir, pedir ajuda. 
* Não importa a anatomia do seio da mãe, é bem comum, surgirem, fissuras, sangramento do mamilo, aumento dos seios com presença de dor, inclusive febre. Procure tomar sol nos seios, pelo menos 10 minutos pela manhã e mais 10 minutos pela tarde. 
* Procure sempre manter os mamilos secos. 
* Use roupas confortáveis e sutiãs próprios para amamentação. 

Fotos: Ascom Rede São Camilo






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM