NOTÍCIAS



Estiagem

Epagri/Ciram volta a indicar situação de estiagem para Concórdia


Previsão não aponta bom volume de chuva para os próximos dias.

Por Luan de Bortoli
03/09/2020 às 06h16 | Atualizada em 23/11/2020 - 08h15
Compartilhar


O alerta de estiagem está voltando à região de Concórdia, depois de alguns meses de normalidade com o retorno da chuva no meio do ano. A Epagri/Ciram, órgão catarinense que faz o acompanhamento meteorológico em tempo real, divulgou novo boletim em que, pelo menos, quatro pontos de Concórdia estão em situação mais delicada por conta do tempo seco.

Dos seis pontos monitorados pela Epagri/Ciram, dois estão na classificação mais grave, que é de emergência para estiagem. São eles a ponte da rua João Suzin Marini e a Foz do Rio Claudino, na Rua Osvaldo Zandavalli. Outros dois pontos estão em alerta, sendo o Montante da Barragem, em São Cristóvão, e a rua Vitório Celant. Completam a lista a Barragem, no Parque de Exposições, e a rua Orestes Farina, que estão estáveis.

Nos últimos dez dias, conforme os dados pluviométricos divulgados pela Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia, o município não teve registro de chuva alguma, e antes ela foi bem escassa e mal distribuída, o que favorece a estiagem. O último dia que choveu em Concórdia foi em 19 de agosto, e com volume de apenas cinco milímetros.

Esta situação de seca retorna à região depois de, pelo menos, quatro meses mais estáveis. Há expectativa de que chova entre esta quinta e sexta, mas o volume deve ser baixo. O período entre setembro e outubro também deverá ser mais seco que os últimos meses.

Considerada uma das mais intensas dos últimos anos, a estiagem que assolou fortemente Concórdia começou com mais força no fim do ano passado e se acentuou nos primeiros meses de 2020. O período foi marcado por recordes de baixa quantidade de chuva. O campo foi o que mais sofreu com o cenário, com diversas perdas.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM