NOTÍCIAS



Estiagem

​ESTIAGEM: material especial da Rural e 96 com municípios da Amauc


Peritiba não descarta decretar calamidade. Irani tenta contratar caminhão-pipa.

24/11/2020 às 13h36 | Atualizada em 25/11/2020 - 07h42
Compartilhar

A reportagem da Rural/96 segue ouvindo secretários da agricultura do Alto Uruguai Catarinense sobre a persistente seca. Nesta matéria, Irani e Peritiba. Os dois municípios também estão sob decreto de Situação de Emergência.

IRANI – a grande dificuldade está no transporte de água para o interior. O território deste município é muito extenso. O secretário Leonir Guimarães informa que o transporte de água para os animais não para, porém acontece com apenas um caminhão. O Executivo busca contratar uma empresa para auxiliar. Outra tentativa, mas mais burocrática, é a aquisição de um caminhão. O do corpo de bombeiros está desativado devido acidente. Também já começaram pedidos de água potável que começa faltar em algumas localidades. E quanto ao plantio, quem o fez perdeu e quem pensa em replantar não há como.

PERITIBA – o transporte de água para animais já ocorre em 30 a 35 propriedades todos os dias com dois caminhões-pipa e mais dois tratores adaptados. “Ali na frente poderemos não conseguir mais atender a demanda que cresce muito”, resume o secretário Fabiano Luiz Riffel. É necessário mais um caminhão, o Executivo tenta essa contratação terceirizada. Fabiano não descarta, que na semana que vem, seja decretada calamidade. Para o secretário, empresas como BRF, Aurora e Copérdia poderiam auxiliar no transporte. Enquanto isso, ele apela para que as pessoas cuidem dos mananciais, das fontes. Sobre plantio, de 80 a 85% do milho está perdido. A dificuldade para silagem é enorme e há produtores buscando grãos e silagem em outras cidades.

Nesta semana mais secretários da agriculura da microrregião serão ouvidos pela reportagem. 




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM