NOTÍCIAS
Caminhoneiros
Greve dos caminhoneiros pode ter adesão da categoria também na região do Alto Uruguai
Mobilização pode ter início no dia 1º de fevereiro.
Caminhoneiros autônomos do Brasil marcaram uma nova assembleia, sem ainda data definida, para tentar angariar apoio e definir as pautas deste movimento. Em um encontro online na noite desta quarta-feira, 13, com cerca de 50 lideranças dos caminhoneiros, foram discutidas as principais reivindicações.
Se realmente sair da intenção para a realidade, o movimento pode chegar não só a Santa Catarina, como também ao oeste do Estado. Conforme um caminhoneiro ouvido pela reportagem da emissora, a insatisfação da classe na região de Concórdia também é crescente. A categoria vai aguardar os desdobramentos da mobilização em nível nacional, e se acontecer, a paralisação também terá adesão na região.
As últimas tentativas de greve da categoria não vingaram por rachas entre as diversas entidades representativas no País. O governo federal aposta justamente nessa divisão para tentar desmobilizar a greve. Na Região Sul, caminhoneiros prometem em grupos de WhatsApp bloquear cidades e fábricas de alimentos, o que pode afetar o abastecimento de supermercados.
A classe ainda diz que não vê problemas em fazer uma greve nacional em meio à pandemia do novo coronavírus. De acordo com alguns representantes, o discurso é de que mesmo no auge do problema, os caminhoneiros continuaram a trabalhar, inclusive muitas vezes sem estabelecimentos abertos nas estradas para dar condições de trabalho a eles.
A alta do preço do diesel é o principal motivador da greve, mas conquistas obtidas na paralisação de 2018, que chegou a prejudicar o abastecimento em várias cidades, também estão na lista. Outras reivindicações são o preço mínimo de frete e a implantação do Código Identificador de Operação de Transporte (Ciot). Para evitar uma greve, os caminhoneiros querem uma reunião com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, que recebeu o apoio da categoria nas eleições de 2018.
VEJA TAMBÉM
11/05/2022 - Caminhoneiros - 08h
10/05/2022 - Caminhoneiros - 06h
26/10/2021 - Caminhoneiros - 06h
24/10/2021 - Caminhoneiros - 06h
09/09/2021 - Caminhoneiros - 16h
09/09/2021 - Caminhoneiros - 09h