NOTÍCIAS



Agropecuária

​Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário alerta produtores com possível estiagem


Propriedades rurais de Concórdia devem se preparar para escassez de chuva.

Por Lucas Villiger
23/02/2021 às 08h02 | Atualizada em 23/02/2021 - 17h30
Compartilhar

Os produtores do município de Concórdia sofrem com a estiagem nos últimos anos. A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário mantém um canal aberto para tratar a falta d’água nas propriedades produtivas e incentiva que as mesmas se planejem com métodos de armazenamento de água ou obtenção de água para todo o ciclo produtivo.

O secretário Mauro Martini, comenta sobre a preocupação constante que a administração tem com a deficiência hidrológica na região. “Existem programas criados pelo Governo do Estado e a Administração Municipal para auxiliar o produtor, como também recursos através da EPAGRI para facilitar o investimento na abertura de cisternas e poços artesianos, bem como outras atividades”, afirma Mauro.

A administração também atua de maneira direta na prestação de serviço junto ao produtor rural. “Com o programa de serviços prestados com máquinas, executamos mais de 1.600 horas em atividades relacionadas a armazenamento e conservação de recursos hídricos, mais de 500 horas em cisternas, mais de 1000 horas em aberturas de valas para encanamento de águas para dessedentação humana e animal bem como irrigação”, acrescenta o secretário Mauro.

O produtor deve ficar sempre atento e se antecipar com sistemas hídricos, para assim não sofrer com os efeitos das estiagens. O município de Concórdia tem sua economia com grande base no setor agropecuário, por isso a preocupação das instituições com esse segmento é permanente.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM