Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Agropecuária

As expectativas do mercado de leite para os próximos meses

Devido à estiagem, o produtor de leite sofre com o alto custo de produção.

Por Lucas Villiger
01/04/2021 às 11h23 | Atualizada em 01/04/2021 - 11h42


O produtor de leite da região se encontra em uma situação complicada e no final do processo de produção o consumidor final sente esse impacto na conta também. Diversos fatores contribuem para esse cenário, com isso a Reportagem da Rural conversou com a gerência de Fomento de Leite da Copérdia para entender a conjuntura do setor.

A expectativa do preço do leite é incerta, pois depende fundamentalmente do mercado interno. Mas os pesquisadores chegam a um consenso de que se faz necessário uma recuperação do preço do leite, devido ao alto custo de produção, como comenta o gerente de Fomento de Leite da Copérdia, Flávio Durante. “O produtor tem um custo de produção bastante elevado, a necessidade é de ter recuperação no preço, então a tendência é que isso se concretize nos próximos meses, porque do contrário o produtor estará produzindo leite no vermelho”, explica. “E no vermelho o produtor desistirá porque ele precisa de rentabilidade para fazer frente a todos os custos da propriedade, da sua família e realizar seus pagamentos”, completa Flávio.

O clima também não contribuiu para a produção leiteira, a estiagem na região impactou no custo da produção. As pastagens foram comprometidas e a safra do cedo do milho de 2020 foi afetada pela seca, assim como a safrinha perdida devido as doenças. Tudo isso contribui negativamente na vida do produtor de leite.

Flávio ainda comenta sobre o cenário para os próximos meses. “Então no meu ponto de vista é que a tendência é que os custos de produção não baixem e que o preço do leite precise subir para fazer frente a esse custo de produção”, projeta. “Do contrário a atividade entra no vermelho e assim ninguém consegue dar continuidade na atividade leiteira, então essa é nossa expectativa é que a tendência seja de recuperação de preço para os meses seguintes”, finaliza Flávio.

Porém, várias ações estão sendo tomadas para ajudar os produtores de leite, recentemente o vereador de Peritiba, Euclides Christ, apresentou uma Moção de Apoio para o então governador, Carlos Moisés, para que a Secretaria de Agricultura e Pesca do Estado auxilie o setor.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM