Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Concórdia

​Prefeitura de Concórdia vai ampliar recolhimento do lixo orgânico e reciclável

Haverá, ainda, fiscalização no centro para respeitar horário.

Por Luan de Bortoli
22/04/2021 às 07h39 | Atualizada em 22/04/2021 - 10h27


Em maio, a administração municipal de Concórdia vai assinar um novo contrato com uma nova empresa responsável pelo recolhimento de lixo reciclável e vai mudar o cronograma, ampliando horários de coleta especialmente na região central do município, para resolver um problema antigo observado. Com isso, também haverá fiscalização.

Atualmente, o sistema de recolhimento não é diário. Concórdia possui três coletas feitas por três empresas: de galhos e volumosos, reciclável e orgânico. O foco é nestes dois últimos. O recolhimento do lixo reciclável é feito três vezes na região central e uma vez nos bairros. Com a mudança, vai haver uma ampliação nos dois pontos.

De acordo com o diretor de meio ambiente da prefeitura de Concórdia, Roberto Marinello, o objetivo é, entre outros, aumentar a vida útil do aterro sanitário. “Devido à demanda e a um trabalho mais árduo na reciclagem, vamos assinar um novo contrato, em maio, para, no centro, ser de segunda a sábado o reciclável e orgânico, e nos bairros o reciclável duas vezes por semana. A gente percebeu a demanda e também em relação à vida útil do aterro”.

Além disso, a equipe de meio ambiente aumentará a fiscalização, pois foi observado um descuido na região central quanto ao horário de colocação do lixo na rua(18 horas) e da incorreta separação. “Vamos fazer um trabalho de conscientização, porque hoje estamos percebendo que muito material não é separado de forma correta. E também colocado do horário fora do normal. Vamos reestrutura o site com horários para o povo estar consciente de colocar separado, bem-acondicionado e no dia correto. Todos vão sair ganhando”.

O nome da nova empresa ainda não é informado pois os trâmites ainda estão ocorrendo. Marinello frisa ainda que a equipe está à disposição para esclarecer dúvidas da população. São dois canais de informação: o site da prefeitura, onde há um espaço destinado para orientações em relação a este tema e o tele fone da diretoria de meio ambiente: 3441.2124





01 COMENTÁRIO - Deixe também o seu Comentário



Iraci comentou em 22/04/2021 as 19:36:50
Já passou da hora, de termos em Cdia, containers para o depósito de lixo nas ruas...Tão mais limpo, rápido. Hoje com vários turnos de trabalho, pessoas levam o lixo quando saem de casa. Com a pandemia, algumas pessoas não saem só para levar o lixo...as senhoras que trabalham com faxinas, ao terminar seu serviço, já o levam para a coleta. Muitos prédios, sem elevadores com muitos degraus, impossibilita tbém.. Um para a reciclagem e outro para o orgânico. Lixinhos de calçadas tbém são poucos...




VEJA TAMBÉM