Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Coronavírus

Abril é o 2º com mais óbitos e casos de covid em Concórdia

Mês teve redução de positivados e testes, mas percentual aumentou.

Por Luan de Bortoli
04/05/2021 às 06h26 | Atualizada em 04/05/2021 - 07h55


Embora tenha positivado menos pessoas em números absolutos, Concórdia teve um aumento percentual de confirmados para covid no mês de abril. Conforme levantamento realizado pela reportagem da emissora, o município teve um total de 2.039 casos confirmados da doença no quarto mês deste ano, uma rápida redução em relação ao mês de março.

Este é, portanto, o segundo mês com mais registros da covid até agora, atrás de março, com 2.677, mas superando dezembro, com 1.630 infectados e fevereiro, que aparece na sequência em quarto lugar (1.620 casos). Abril do ano passado segue sendo o mês com menos registros (104), com junho vindo na sequência (295 casos).

No entanto, levando em conta o percentual de positivados em relação ao número de testes realizados, o cenário muda. Em abril, foram feitos 5.946 testes, com um percentual de confirmação de 34%. Em março, por exemplo, o número de testes foi de quase o dobro e a taxa de positivados era de 28%. Ou seja, o número de exames caiu e o de pacientes diagnosticados praticamente se manteve.

O levantamento realizado pelo jornalismo da emissora foi feito com base nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela administração municipal. Até o último dia 30 de abril, Concórdia registrava um total de 13.452 casos da doença. Em abril, o dia 30 foi o que teve mais positivados, 130 em 24 horas.

No levantamento, também foram analisados os dados das chamadas semanas epidemiológicas. Ao longo do mês, o número semanal estabilidade com indicativo de crescimento. A primeira semana completa do mês, entre 4 e 10 de abril, ou 14ª semana epidemiológica, teve 397 casos. Já a última semana do mês, ou 17ª semana epidemiológica, teve 609 casos confirmados.

Já quanto ao número de mortes, houve praticamente um equilíbrio em relação a março, que havia sido o mês com mais óbitos desde o início da pandemia em Concórdia, quando 31 mortes foram registradas. Em abril, conforme a prefeitura, foram 29 óbitos confirmados, ou uma média de quase uma morte por dia. Ao longo de 2021, já são 77 mortes no município.

Entre as explicações para o grande número de casos e óbitos está, primeiro, o aumento da testagem, que apesar da redução em abril, se mantém em uma média alta mensal desde agosto do ano passado. Outro fator que é considerado para este aumento são as novas variantes do coronavírus, que estão infectando mais pessoas, muitas delas mais jovens, e de forma mais severa.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM