NOTÍCIAS
Agricultura
Mercado de erva-mate cresce na região
Exportações também são uma realidade neste ramo de produção.
O sócio-proprietário da Erva-Mate Simioni, Paulo Simioni, comenta sobre o atual momento do mercado para os produtores dessa cultura. “A produção de erva-mate nesse ano ela está boa, uma procura grande, os produtores estão recebendo um preço justo”, disserta. “Isso causa um incentivo nos plantios de novos ervais, a erva-mate está se tornando uma matriz econômica muito forte no município de Concórdia e região”, completa Paulo.
Paulo exemplifica também que a produção de erva-mate possibilita muitas oportunidades de crescimento, principalmente na questão de exportação. “No médio longo prazo, os produtores de erva-mate, aqueles que acreditarem na cultura, com certeza terão ganhos, pois a erva-mate vem ganhando um mercado além do chimarrão na cuia, muitos produtos naturais estão usando a erva, no ramo alimentício e farmacêutico”, argumenta. “Concórdia, nos últimos dois anos, está com um potencial de exportação grande, basta ver os números, muita erva-mate para Argentina, Uruguai e até para o Oriente Médio, isso vai firmando a cultura como uma matriz econômica interessante pra quem quiser investir no médio longo prazo”, finaliza Paulo.
Ao contrário de outros tipos de cultura, a estiagem não impactou significativamente na produção de erva-mate. Houve sim uma diminuição do potencial produtivo, mas, apesar de sofrer com a estiagem, nessa condição ela tem uma melhora em sua qualidade, ficando uma erva-mate mais madura.
VEJA TAMBÉM
23/06/2022 - Agricultura - 09h
06/05/2022 - Agricultura - 06h
18/03/2022 - Agricultura - 06h
07/03/2022 - Agricultura - 06h
09/11/2021 - Agricultura - 09h
28/10/2021 - Agricultura - 06h