Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Agropecuária

​Embrapa incentiva o bem-estar animal na produção de ovos

Pesquisadores afirmam que a prática contribuí para um produto de melhor qualidade.

Por Lucas Villiger
22/06/2021 às 14h52 | Atualizada em 23/06/2021 - 06h11


Nos últimos anos o setor produtivo vem buscando novas maneiras de atender seus consumidores, para sempre entregar um produto de melhor qualidade. Na produção de ovos não é diferente, os clientes desse setor, assim como os demais, se interessam cada vez mais em saber como é produzido o aliamento que consomem.

Pesquisas relacionadas ao bem-estar animal realizadas pela Embrapa vem incentivando essa prática nos setores produtivos.

A pesquisadora da Embrapa Helenice Mazzuco fala da principal preocupação do setor. “É a forma de alojamento das aves, elas são alojadas em gaiolas e essas gaiolas não permitem que as aves desempenham adequadamente seu comportamento natural, que seria abrir as asas, ciscar e colocar seus ovos em ninhos”, comenta. “Esses comportamentos fazem parte do seu instinto e uma vez que você não oferece uma oportunidade para expressar esse comportamento, nós vamos começar a ter problemas”, completa Helenice.

Helenice comenta sobre os benefícios que o bem-estar animal pode proporcionar. “Oferecendo maiores condições para expressão de seu comportamento natural, a galinha também irá expressar adequadamente seu potencial produtivo e assim a qualidade interna de seus ovos estará adequada para o consumo humano”, discorre. “São muitas as pesquisas em relação a isso, mostrando que realmente com diferentes formas, mesmo em um ambiente confinado, proporcionando essas condições”, finaliza Helenice.

A literatura científica mostra que a adoção das melhores práticas em reação ao bem-estar animal na produção de alimentos, proporciona um produto de melhor qualidade na mesa do consumidor. E essas práticas vem sendo adota pelos grandes e pequenos produtores, que tem observado que essas ações ajudam a melhorar suas produções.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM