Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Geral

​Onda de frio prevista para sexta-feira em Santa Catarina

Em Concórdia, temperatura pode chegar a -6°C.

Por Lucas Villiger
27/07/2021 às 06h05 | Atualizada em 26/07/2021 - 16h51


O meteorologista da Climaterra, Ronaldo Coutinho, volta a alertar os produtores rurais da região para o frio intenso que chegará ao estado de Santa Catarina nesta semana. A partir desta terça-feira a temperatura já começa a cair, porém o frio intenso começará a partir da madrugada de quinta para sexta, sendo sexta-feira o dia mais frio da semana.

Ronaldo Coutinho disserta sobre essa onda de frio, que pode ser a mais intensa do ano. “Essa daqui deixa no chinelo todas as outras que já tivemos, nesse ano essa aqui é onda de frio tipo do ano 2000, 1975 e 1985, é uma onda de frio muito forte”, fala. “A única diferença, por exemplo, se for comparar com a do ano 2000, é que em 2000 foi muito longa, foram dias e dias de frio intenso, essa é frio realmente intenso só por um dia, mas basta um dia para ter problemas na agricultura”, alerta Coutinho.

Coutinho fala sobre a previsão em Concórdia. “No interior de Concórdia deve ter locais com -6°, provavelmente, então pode dar problema de congelamento em água de cano, maquinário agrícola, então tem que ficar atento, na cidade vai ter locais entre 0 e -3°, o que é muito frio, faz um bom tempinho”, analisa. “Então, acho que no município de Concórdia, algumas propriedades podem passar dos -6°C. nos campos de Palmas entre -8 e -12, na região de Fraiburgo, Lebon Régis também entre -8 e -12, boa parte do estado vai ficar entre 0 e -7° no amanhecer de sexta-feira, que deve ser o amanhecer mais frio”, finaliza Coutinho.

Além dos agricultores e agropecuários, os motoristas também devem redobrar a atenção nos dias mais frios, por conta das geadas na superfície das estradas. Algumas regiões do Alto Uruguai têm muita umidade e isso favorece para a formação de gelo nas pistas. Para evitar acidentes e derrapagens, a meteorologia alerta os motoristas quanto ao possível perigo.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM